sexta-feira, 16 de março de 2018

Corra!

Assisti Corra! (2016) de Jordan Peele no TelecinePlay. Eu tinha alta expectativa em ver esse filme e uma certa culpa por ter achado que A Forma da Água merecia o Oscar de Melhor Filme sem ter visto esse, um dos mais elogiados filmes que concorreram ao Oscar. E não, Corra! não merecia o Oscar de Melhor Filme, muito menos o Oscar de Melhor Roteiro Original. Quem como eu gosta de filmes de fantasminhas e experiências científicas sabe que Corra! não é nada original. Inclusive Corra! é um filme de um tema só e maniqueísta. Brancos líderes engabelam negros para tirar deles o que os idosos "precisam".

Sim, Corra! é um bom filme, mas simplista. O protagonista é um parvo, ele percebe que algo muito errado acontece naquela reunião onde brancos sabem seu nome, o idolatram e onde os negros que aparecem são parvos e robotizados. Primeiro o filme demora a acontecer. São longas demais as cenas na cidade com a namorada e a viagem. Acho que estavam sem assunto. Como disse, o filme tem um roteiro simples demais, então encheram linguiça. Confesso que em vários momentos me lembraram as soluções simplistas do Shyamalan por ter tanta cafonice.
E as interpretações não são nada demais. Como Corra! é muito maniqueísta, os negros são fortes, viris e fruto de inveja, e os brancos idiotas, querendo o que o negro tem. Daniel Kaluuya é o protagonista parvo, lindo, mas o personagem exige muito pouco do ator. A namorada é interpretada por Alissom Williams

Os pais psicopatas dela são interpretados Catherine Keener e Bradley Whitford. Alguns outros do elenco são: Caleb Landry Jones, Marcus Henderson, Betty Gabriel, Lakeith Stanfield, Stephen Root e Lirel Howery. O tempo todo eu ficava com a sensação que já tinha visto um filme semelhante. Não igual ao final, mas a trama de pegar uma pessoa para enxertar algo nela. E Corra! tem vários furos. Gostei do final, mas é o momento de mais furos. O protagonista matou todo mundo da casa, há impressões digitais em tudo. Ok, ele ia mostrar os laboratórios, mas o grupo que frequentava a casa era enorme, iam ser muitas testemunhas contra ele. E sim, ele matou aquela gente toda, iria preso mesmo que fosse em legítima defesa. O diretor resolveu esse problema terminando o protagonista indo embora. Também não é de hoje que tem me incomodado a forma rápida como hipnotizadores conseguem dominar a mente do outro. Estou quebrando a cabeça, uma hora vou lembrar o filme que Corra! me lembrou.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu infelizmente não assisti Corra. Eu pretendo assistir, mas vc jogou um balde de água fria. Todos elogiam esse filme!!!! Eu adorei Eu, Tonya. Assista. Vale a pena. Desconhecia a história da patinadora. Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, não é grande coisa. não me animei em ver eu, tonya.

      Excluir
  2. Eu procurei deixar de lado a questão ideológica e assistir como um simples passatempo.

    Concordo que o roteiro tem furos e exageros. Na verdade a trama e a narrativa lembram um filme B de suspense e terror.

    Divertido, mas tb acho que a indicação ao Oscar foi um exagero.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pedrita!

    Eu e o meu filho também assistimos no Telecine Play, não foi o que esperávamos mas deu para passar o tempo.

    Beijinhos, ótimo findes ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pedrita! Também não achei um filme para roteiro original. O filme é legal mas achei previsível. Um bom filme. ;)

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Até entendo que a indicação ao Oscar de Melhor Filme tenha sido um exagero. Mas, como suspense, esse filme me surpreendeu. Inclusive me lembrou do filme "A Chave Mestra".

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedrita
    Uaaaaau você deu um peteleco no filme hihihi

    Eu gostei bastante, não acho que foi o melhor filme, mas achei original.
    Nãooooo o plot, mas a maneira como foi tratado, especialmente em se tratando do primeiro filme do diretor.
    Como disse o José aqui em cima lembra A chave mestra, tem tb o Homem de palha e até Chapman.
    Aqui o original fica por conta de ser um "thriller social", trabalhado na trilha sonora (a música que abre o filme é tribal e diz: alguma coisa de ruim vai acontecer: Corra), com baixíssimo orçamento e a pedido do público um final diferente do que foi gravado (o final alternativo está na internet)

    Excelente fds pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, já vi tantos filmes parecidos. o maniqueísmo tb me incomodou. brancos que veem negros como objetos. negros tolos que não percebem. não achei que denuncia não. esteriotipa.

      Excluir
  7. Gostei do filme.
    Achei muito assustador.
    Não lembro de ter visto alguma história parecida com essa..
    E hipnose (?) não consigo acreditar em hipnose.
    a namorada? Sacana toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho que vc não viu nada parecido pq não costuma ver esse gênero de filme, mas é bem clichê esse e os furos me incomodaram profundamente. ah, eu até acho hipnose interessante, mas nunca vi algo sério em hipnose, só em filmes q é sempre muito fácil hipnotizar o outro.

      Excluir
  8. Eu o vi também e gostei. Não é nada de extraordinário, mas eu pude perceber as várias críticas sociais e políticas entranhadas nele. De cara o filme me lembrou o "Adivinhe quem vem para o jantar", que deve ter sido a primeira obra cinematográfica que mostrou um relacionamento inter-racial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, não é nada extraordinário e eu achei muito maniqueísta. todos são bem idiotas. os brancos maus e os negros enganados. achei que faltou sutileza.

      Excluir

Cultura é vida!