Eu tive muita dificuldade em ver esse filme. Culturas exacerbadamente machistas me incomodam profundamente. Mesashe é pai. Atrapalhado, ele tem dificuldade de administrar a sua vida sozinho. O irmão da esposa que cuida do filho. É fato que ele tem uma vida mais regular que o pai, inclusive financeiramente. Tem esposa, filhos, então o garoto tem uma vida mais regrada. Mas é muita crueldade o que fazem com esse pai que não quer casar novamente para ter que ter o direito de ver e ficar com o filho.
As mulheres são inexistentes no filme, praticamente não tem voz. Talvez esse seja um motivo que o pai não saiba cuidar do filho, passou a vida sendo cuidado, não sabe como fazer. Mas isso não tira o direito dele de ficar e ver o filho. Essa cultura inclusive só aponta o dedo. Todos, sobre qualquer assunto, estão sempre diminuindo e acusando os outros. Deve ser difícil viver em um grupo assim. E também há rituais demais religiosos, pra comer, pra dormir, pra trabalhar, tem pouco tempo para outras atividades. Desinformados e informados só pelos livros sagrados, eles tem uma visão limitada da vida, desatualizada e fora da realidade. Tanto que precisam viver só entre eles pela dificuldade de socialização e de costumes. O protagonista é interpretado por Menashe Lustig, o filho por Ruben Niborski. Alguns outros por Josh Alpert, Abraham Bresky e Jorge Cea.
Beijos,
Pedrita
Este eu vi também. Incomoda-me os rituais religiosos que interferem nos relacionamentos ou nas propensões humanas normais. Eu soube que o diretor era documentarista, o que me leva a imaginar que este longa é mais realista do que ficcional... então... vejam aí uma das faces do judaísmo ortodoxo hassídico.
ResponderExcluirBeijo
marly, eu me incomodei tanto que quase parei de ver o filme. o julgamento que fazem desse pai pq nao quer casar é absurdo.
ExcluirA temática do filme parece interessante, fiquei curioso.
ResponderExcluirO atendimento das empresas de tv por assinatura é péssimo em todos os sentidos.
Bjs
hugo, é interessante, mas o machismo é muito incômodo.
ExcluirAinda não conhecia, mas adorei a dica.
ResponderExcluirBeijos boa semana
www.bellapagina.blogspot.com.br
bella, é mais ou menos.
ExcluirFiquei curiosa com esse filme.
ResponderExcluirVou levar a indicação.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
luli, é desconfortável pelo fanatismo religioso, mas acho importante conhecer essa cultura.
Excluir