segunda-feira, 25 de outubro de 2021

A Guerra das Correntes

Assisti A Guerra das Correntes (2017) de Alfonso Gomes-Rejon na HBO Go. O roteiro é de Michael Mitnick. É sobre as invenções da eletricidade, inicialmente descobertas por Thomas Eddison e George Westinghouse. Depois surge mais um inventor, Nikola Tesla. É um filme dificílimo de ver, cheguei a pensar que seria interessante assistir pra conhecer a história, mas até pra maiores de 18 anos acho difícil. Pessoas sensíveis talvez não consigam ver. É um filme pra quem tem coragem. Tive que me esforçar pra ver até o fim.

Thomas Edison era um gênio, tanto que criou várias outras invenções, mas tinha um ego absurdo. Tudo tinha que ter o nome dele, amava dar coletivas, fazer exibições para grupos, tanto que é lembrado até hoje.
Westinghouse era genial, mas sua invenção ficou ligada a eletricidade. Ele soube se unir a Tesla (Nicholas Hoult) e ampliar seus descobrimentos. Interessante que os dois tinham esposas  inteligentíssimas (Tupplence Middelton e Katherine Waterston). Não sei como Edison tinha tempo para outras invenções porque ele passa boa parte do tempo tentando destruir a invenção de Westinghouse, provando que era perigosa. E pra provar isso ele faz absurdos. Depois ele escondido aceita orientar um homem a montar a cadeira elétrica da pena de morte. Um horror! Que homem horrível! Benedict Cumberbatch está impressionante como Edison. 

As invenções interessavam muito. Acho bom ver obras pra entender como era antes da eletricidade. Estamos muito mal acostumados de ligar uma lâmpada e ter eletricidade. E como os inventos promoveriam aumentos econômicos e industriais, são muitos patrocinadores entre empresários e banqueiros. Ainda estão no elenco Mathew Macfadyen, Stanley Thousend, Tom Holland e Domenic  Coleman.

Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Mesmo sem ser fâ de filmes, aqui está um filme que eu adoraria ver..
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rykardo, então vc gosta de filmes sobre invenções, eu tb.

      Excluir
  2. Confesso que nem sei o que dizer sobre o filme.
    Eu estava muito curiosa e me decepcionei. Talvez as altas expectativas contribuíram para isso.
    Fiquei MUITO chocada com as atitudes de Thomas Edison especialmente no que diz respeito à esposa, às armas e à cadeira elétrica.
    Sobre Tesla achei muito mal feita a parte que diz sobre sua conduta.
    Westinghouse foi o único que surpreendeu positivamente.
    Era ético e altamante cordato.
    Sua resenha como sempre excelente!

    Bjs Luli https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb comecei empolgada e depois empurrei, q homem horrível q era o edison. foi insuportável ver q edison mostrava o perigo matando animais, obsessivamente, monstruoso. obrigada.

      Excluir
  3. Vou tentar ver. O tema me interessa e eu gosto dos dois atores principais.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!