domingo, 18 de fevereiro de 2024

Culpa

Assisti Culpa (2018) de Gustav Möller no TelecinePlay. Logo que começou achei que já tinha visto. No blog não tinha, fui pesquisar e tem um americano baseado nesse com Jake Gyllenhaal. Eu acho que não terminei de ver porque não lembro os desfechos.

Esse é dinamarquês, com o maravilhoso Jakob Cedergren. É um filme muito, mas muito profundo sobre saúde mental. Ele está na função de atender as solicitações policiais. De repente uma mulher avisa que foi sequestrada, mas ela finge que está falando com a filha dela. Ele vai tentando ajudar. Interessante a tecnologia, a pessoa liga e ele já sabe quem é, descobre onde está, tem os dados, nome, endereço, telefone. A gente liga, passa tudo sei lá quantas vezes os dados, não fazem a mínima ideia onde estamos. Perdem tempo enorme fazendo perguntas que já podiam aparecer na tela.

A estrutura do filme é incrível. É toda ele ao telefone. No começo ainda mostra um pouco os colegas, alguns interagem com ele, mas no geral é ele ao telefone falando com as centrais para solicitar o socorro, ao celular com o antigo parceiro e amigo, com a sequestrada e com a família dela. É incrível porque só ouvimos as vozes, é só ele em cena. E não queremos largar. Fiquei em choque com os desdobramentos, por isso acho que não terminei o outro. Não lembrava de nada. Aos poucos ficamos sabendo a história dele. Ele responde um processo por ter matado uma pessoa enquanto trabalhava, ele alega legítima defesa. Interessante que claramente ele está com dificuldade de lidar com o chamado, mas não há psicólogos na polícia, pessoas especializadas em sequestro. Esse abandono deixa as pessoas muito vulneráveis em situações limite. Quando falamos que cuidadores precisam de apoio, policiais também, porque é difícil manter o raciocínio frente a tanta violência.
Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. me parece que vi mas nao tenho a certeza desejo um feliz domingo com muita saude bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, eu tinha a mesma sensação. eu sei q comecei a ver o outro, mas acho q não terminei.

      Excluir
  2. Não conheço esse filme, mas quando você me falou que passa no telefone, lembrei de outro: Por um fio com o Colin Farrell já viu?
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: eu gostei do desfile da Império de Casa Verde sobre Fafá de Belém, mas terminou em sexto lugar... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, acabei nem vendo essa escola. vi só alguns trechos de outras muito esporádico.

      Excluir
  4. Uau!!! Parece um filme incrível! Gostei muito da descrição. Gosto de filmes que têm esta estrutura diferente do que estamos acostumados. Já anotei aqui! =)

    Boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Assisti os dois; sou fã número um do Jake Gyllenhaal, mas esse dinamarquês com Jacob Cedergren é perfeito!
    Talvez por ter assistido esse primeiro fui bastante surpreendida pelo roteiro e gostei bastante da narrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu quero ver o americano pq acho q parei de ver. sim, é muito bom.

      Excluir
  6. A julgar pela resenha, esse filme é bom e vale muito a pena assisti-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!