quinta-feira, 23 de maio de 2024

Monica

Assisti Monica (2022) de Andrea Pallaoro no TelecinePlay. Nas minhas buscas no Now do que não vi, me deparei com esse filme que desconhecia por completo. O filme é italiano, li que a produtora executiva é brasileira.

Monica é uma belíssima jovem, interpretada brilhantemente por Trace Lysette. Vamos entendendo aos poucos, mas muito fica obscuro, ou subentendido. É um filme de muitos, mas muitos silêncios e lacunas. Percebemos que Monica terminou um relacionamento pelos recados que deixa pro ex na caixa postal. Ela diz que está em um momento difícil e queria conversar. A solidão de Monica me dói na alma.

Ela viaja e vai cuidar de uma senhora doente. Só aos poucos que vamos entendendo que é sua mãe que não a reconhece e que é a maravilhosa Patricia Clarkson. Foram anos de ausência. Me emocionei muito com a cunhada de Emily Browning. É ela que tenta localizar a cunhada, avisar da mãe doente e aproximar a jovem. Ela a recebe de braços abertos. O irmão, Joshua Close, é esquisito com ela. Faz perguntas bem ruins. Quem cuida da mãe é uma senhora afetiva, acolhedora, ela recebe muito bem MonicaAdriana Barraza também emociona. Só aos poucos que fui entendendo o que aconteceu, mesmo assim muito superficialmente.

Em um determinado momento dói tanto o que ela está passando, que ela resolve ir embora, chega até ir, mas volta. É um filme triste. Li que o diretor teve a mãe doente quando pensou no filme e igualmente teve que reaproximar e resolver as feridas. Confesso que não acho que Monica resolveu as feridas, mas pelo menos conseguiu conviver mais ou menos com seus laços familiares tortos. No trailer falam que é um filme sobre amor, eu acho que é um filme sobre ódios.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Se diz que é um bom filme... é porque é mesmo.
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente não consigo assistir filmes dramáticos porque me emociono demais.
    beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Quando se trata de relações familiares a coisa pode ficar muito confusa. Desatar nós pode exigir muita força e boa vontade.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu confesso q não achei q monica devia tentar se entender. até ver a mãe doente, mas acho q após a morte da mãe seguir longe. não mereciam o entendimento com ela.

      Excluir
  4. Minha Claro está com problema e vive caindo. Tem que ligar e desligar o modem. Chato. Beijo,

    ResponderExcluir
  5. Fiquei impactada com sua maravilhosa resenha.
    Quero muito assistir, gosto bastante de filmes que fazem referências às relações familiares.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!