terça-feira, 9 de outubro de 2007

A Última Noite


Assisti A Última Noite (2006) de Robert Altman no Telecine Cult. Estranhei esse filme estrear direto no Telecine Cult, não sei se é uma edição especial já que o canal passou naquela semana filmes do Festival do Rio do ano passado. Esse é o último filme de Robert Altman. Ela já sabia que estava com câncer, quer seria seu último filme e é um filme de adeus. Triste, sem ser melodramático, mas muito metafórico sobre a morte, ou mesmo claramente sobre a morte, ele inclusive não conseguiu finalizar o filme que foi terminado por outro diretor.

A Prairie Home Companion é uma rádio tradicional em uma cidade. Todos os sábados a rádio grava se apresenta em um teatro. O terreno acaba de ser vendido e o teatro será derrubado para a construção de um estacionamento, o capitalismo destruindo a arte. E essa será A Última Noite de todos eles. Entre as apresentações vamos conhecendo um pouco de cada um daqueles artistas, suas histórias. Tudo tem a sensação do fim, do adeus. Há até mesmo uma anja que circula entre eles. Ela veio buscar alguém. O mais estranho é que ela leva o empresário que comprou o teatro. Ele morre, mas os planos do fim do teatro não. Uma metáfora clara de que nada muda depois da nossa morte, tudo continua como está.
É um filme triste, sem muitas lágrimas e com muita música, muito nostálgico. Tudo lembra o passado. Muito rococó. Quase todas as cenas trazem muitos elementos. Os camarins, além dos espelhos com histórias à parte, trazem muitas roupas, objetos, de uma riqueza imensa de detalhes, como as nossas vidas que com o tempo acumulam fatos, lembranças e objetos. Também é muito triste saber que é o último filme desse diretor que adoro. Vou sentir falta de seu estilo sagaz e brilhante.


O elenco é imenso e excelente: Meryl Streep, Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, John C. Reilly, Lily Tomlin, Kevin Kline, Virginia Madsen, entre outros. Lindsay Lohan queria muito participar do filme, insistiu muito e ganhou uma personagem criada especificamente pra ela.



Beijos,
Pedrita

3 comentários:

  1. Ainda vou convidar uma dessas bonequinhas suas para sair comigo hehehehehe...
    Anotei o filme. Acho que esse daí não deve ser difícil daquele meu amigo da locador conseguir...
    Beijos!
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Olha só! Não sou só eu que gosto das bonequinhas! Elas estão arrasando corações! risos

    ResponderExcluir
  3. Que elnco! Também amo as bonequinas...hhohohoh

    ResponderExcluir

Cultura é vida!