segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sinhá Moça

Assisti Sinhá Moça (1953) de Tom Payne no Canal Brasil. Eu sempre quis ver esse filme, a última versão em novela está entre as minhas novelas preferidas e eu sabia que esse filme tinha sido muito elogiado. É da Vera Cruz e me surpreendi com a qualidade e dificuldade de realização. Não só pelo tema difícil, mas pelo número elevado de atores e figurantes. Sinhá Moça é adaptado do romance de Maria Dezonne Pacheco FernandesA fotografia de Ray Stugerss é maravilhosa! Anselmo Duarte interpreta o Rodolfo e Eliane Lage a Sinhá Moça. No elenco ainda estão outros excelentes atores: Ruth de Souza, Ricardo Campos, Marina Freire, Henricão, José Policena, Eugenio Kusnet, Ricardo Campos, Vicente Leporace, Renato Consorte e Abílio Pereira de Almeida. A música original é de Francisco Mignone.

Sinhá Moça ganhou vários prêmios internacionais: Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Menção Honrosa (Tom Payne)
Associação Paulista de Críticos de Arte
Prêmio de Melhor Cenografia
Festival Internacional de Veneza, Itália
Menção Honrosa (Tom Payne)
Festival de Cinema de Havana, Cuba
Prêmio de Melhor Filme pelo Tema Social (Tom Payne)



Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Só vi a novela e gostava muito. Do filme so li resenhas, mas confesso que gostaria de ver um filme brasileiro da década de 50, especialmente esse.

    ResponderExcluir
  2. eu assisti no cinema nos anos 90, muito bonita a fotografia!

    ResponderExcluir
  3. Eu não vi o filme nem vi a novela, mas tenho impressão de ter lido um livro com esse nome, há muito tempo..Beijinhos, Pedrita, bom post!

    ResponderExcluir
  4. Onde você conseguiu esta pérola para assisitir? na internet mesmo? Eu só me lembra (vagamente) da novela, nem tinha ouvido falar que há o filme.A história é muito interessante, gostaria de ver. Abraços, Pedrita. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. ruby, há duas novelas adaptadas desse romance. eu vi só a última.

    anamaria, é possível, imagino que seria um livro indicado no passado.

    cacá, essa preciosidade passou no canal brasil. inclusive floradas na serra passa lá de vez em qd. o canal brasil passa vários filmes clássicos brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, nunca vi o filme. Fiquei curiosa. Gosto da história da Sinhá Moça. Além da novela, eu li o livro também.

    Beijos E a bonequinha está chique demais!

    ResponderExcluir
  7. marion, estava sentindo a falta do seu comentário nesse post, nós amamos a última edição da novela. imaginei q ia ficar curiosa com o filme.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!