quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Primo Basílio

Assisti em DVD Primo Basílio (1988) de Eça de Queirós. Essa minissérie foi exibida na TV Globo, vi na época um pouco, achei que tinha visto mais, mas vendo no DVD vi que perdi bastante. Minha mãe que me emprestou o DVD. A direção é do Daniel Filho. É um projeto primoroso, elenco incrível, tudo perfeito, cenários, figurinos, iluminação, interpretações, momento histórico da televisão brasileira. No último DVD tinham entrevistas mais recentes, na época do lançamento do DVD, com o diretor e elenco. Daniel Filho contou que era o segundo trabalho da Giula Gam na televisão. Ela tinha feito teatro e era o primeiro trabalho de destaque. E ela está impressionante. Ela estava com 20 anos e disse que foi difícil interpretar uma personagem casada e que tinha um amante. Se ver casada e ainda em uma época antiga.

E minha mãe tinha razão, a minissérie é da Marília Pêra, ela está esplêndida como a malvada Juliana. E Primo Basílio mostra muito a diferença social entre patrões e empregados. Os empregados ficam em quartos com ratos, percevejos. A empregada explica pra Juliana que os restos da comida dos patrões vão para fazer molhos, que elas só podem comer pescoço e pés de frangos.  A Juliana extrapola nas maldades, mas os empregados eram muito maltratados.

Nas entrevistas, Daniel Filho contou que queria que os atores estudassem piano para dublar bem e que o Pedro Paulo Rangel gostou tanto que continuou estudando. O elenco é incrível. Giulia Gam é a prima, Tony Ramos o marido, Marcos Paulo, o primo, Marília Pêra a empregada megera, a empregada boazinha a voluptuosa Louise Cardoso, o amante dela, Guilherme Leme. Zilka Salaberry está incrível como a tia da Juliana. 

Outras que estão ótimas são Beth Goulart e Marilu Bueno. Os amigos do marido são interpretados pelo jovem José de Abreu, Sérgio Viotti e André Valli. Ainda no elenco: Thelma Reston,  Fábio Sabag, Ênio Santos, Norma Geraldy e Oswaldo Louzada. Há participações especiais primorosas como a da incrível Henriqueta Brieba, Alexandra Marzo, Cláudio Mamberti, Nica Bomfim e Vic Militello. Eu li o livro há vários anos e adorei, adoro esse autor.

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Pedrita, eu gostei muito desta minissérie. Eu vi na época que foi ao ar. Realmente a Juliana é uma bruxa ! Que mulher ruim!

    Giulia Gam está maravilhosa em cena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente adoro Eça de Queiroz. Já li quase tudo dele. Primo Basilio, A Reliquia e o Crime do Padre Amaro são mesmos geniais. Eu queria ter visto esta miniserie. EU DETESTO A MARILIA PERA, mas certamente que ela interpreta bem as pessoas ruins, pois entende do assunto.
    Respondi te la no meu blog....

    ResponderExcluir
  3. O único escritor que tenho a obra completa é Eça, pela sua forma de retratar a sociedade da época, conhece-se muito do Portugal de hoje, não só no mau, mas também nas coisas boas do País.
    Adorei ver a imagem antiga do Rossio, situado no coração de Lisboa, na capa do livro. A série não vi.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pedrita!
    Boa sexta, tenho muita vontade de ler e ver essa minissérie, assisti um único trechinho na época e apreciei...
    Bjins

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, tive a oportunidade de assistir a minissérie. É ótima.
    Big beijos

    ResponderExcluir
  6. Entendi Peedrita. Realmente eu vi diferentes tipos de Pixação na cidade de São Paulo!

    ResponderExcluir
  7. Respondi no meu blog a sua observação.
    A propósito devo permanecer em Cachoeira até meados de julho e o convite para vires passear por aqui continua....

    ResponderExcluir
  8. Eu não assisti essa minissérie quando passou na tv. Quem bom que agora existem os dvds desse programas e podemos rever tudo.
    Fiquei com vontade de ler o livro novamente.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  9. O livro O BIBLIÓFILO APRENDIZ, é um pitéu para quem gosta de livros, para os amantes do livro!

    ResponderExcluir
  10. marion, a juliana é uma bruxa, mas as patroas eram tão superiores q algumas empregadas deveriam virar megeras.

    fatima, eu tb já li vários do eça. adoro esse autor. a marília quase não aceitou pq a juliana era uma mulher muito feia. mas acabou sendo convencida. é um grande papel de sua carreira.

    carlos, essa minissérie é primorosa, um capricho incrível. tb adoro eça.

    elvira, adoro essa ideia dos dvds. permitem ver e rever o q quisermos.

    ResponderExcluir
  11. Quero ver em DVD tambem!!!Quando assisti na epoca, foi um pedaço aqui, outro ali, guardei as cenas mais impresssionantes. E que cenas fortes!!! So "Carminha" mesmo foi tao ousada. Adorei ler seu post Um beijo,
    Cam

    ResponderExcluir
  12. georgia, eu tb.

    camille, vai gostar e ver o dvd. tb na época vi um pedaço aqui outro ali. até achei q tinha visto mais, mas qd "revi" descobri q tinha visto bem menos do q imaginava.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!