sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Fogos

Terminei de ler Fogos (1936) de Marguerite Yourcenar da Editora Nova Fronteira. Comprei esse livro em um sebo por R$ 6,00 há bastante tempo. Estava aqui na fila, que não segue ordem nenhuma. É relativamente fácil encontrar livros da Marguerite Yourcenar em sebos e por um bom preço. Só é mais difícil de encontrar Memórias de Adriano porque é o mais procurado da autora. O meu preferido ainda é A Obra em Negro, mas Marguerite Yourcenar é sempre maravilhosa e está entre os meus autores preferidos.

Obra Os Amantes (1928) de René Magritte

Fogos de Marguerite Yourcenar foi um dos primeiros livros da autora, ela inclusive achava que nunca deveria ser lido, que eram esboços. Fogos diz que fala de amor, mas achei bem distante de amor. São textos inspirados na Mitologia Grega, eu inclusive precisei pesquisar, mesmo que superficialmente, sobre um pouco do tema para ampliar a compreensão da obra. Imagino que quem seja apaixonado por Mitologia Grega, e entenda bastante do assunto, vai gostar mais ainda da obra. Há textos e depois frases, sempre incríveis, irônicas, profundas. Essa autora é deslumbrante.

Tanto o compositor, bem como o pintor, são belgas como a autora.


Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Eu adorei Memórias de Adriano, fiquei espantado com a maturidade política da autora ao escrever tão jovem sobre o que poderia ser a autobiografia de um "rei sábio". A Obra em Negro me chamou a atenção sobre a Europa absolutista, entre o Renascimento e o Barroco, também fiquei impressionado com a pesquisa dela sobre um tema que me parecia mera charlatanice (a alquimia).

    Não conheço este, e eu adoro Mitologia Grega desde a adolescência.

    Valeu a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enaldo, a sensação que tive é que a a obra em negro mostrava o início da medicina, uma forma de pesquisa que misturava sim, a alquimia, já que muito pouco se sabia. é o que mais amo da autora. mas adoro memórias de adriano que foi o primeiro que li. acredito que vá amar fotos. e eu amo ainda denário de um sonho. uma delícia dividir uma obra que alguém leu e compartilha.

      Excluir
  2. Não conhecia essa autora. Mas pelo que falou esse livro deve ser bem mais interessante quem tem um pouco mais de conhecimento em mitologia grega. Boa dica essa sua.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  3. Também adoro os livros dela. Esse ainda não li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, esse é bacana, embora não seja o meu preferido.

      Excluir
  4. Deve ser legal, mas ao mesmo tempo complexo. Vc precisa de dicionário o tempo todo.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu precisei ler um pouco de mitologia pra entender. mas foi bem uma noção básica.

      Excluir

Cultura é vida!