sábado, 21 de dezembro de 2013

Argo

Assisti Argo (2012) de Ben Afleck na HBO. Eu queria muito ver esse filme pelos elogios que recebeu. Também teve críticas, claro, é baseado em um fato histórico, vários temas foram relatados por um agente secreto, temos realmente que ver com ressalvas, mas gostei bastante. Argo é baseado no livro de Tony Mendez, agente da CIA. Começa com um breve e importante apanhado histórico. Os Estados Unidos e a Grã Bretanha forjam um golpe de estado no Irã e colocam um Xá no poder porque estava interessados no Petróleo. Depois de um tempo, liderados por outro radical Ruhollah Khomeini, o Irã retoma o poder. O Xá pede asilo nos Estados Unidos. Os americanos que ficam no Irã são feitos reféns. 6 fogem e se escondem em uma casa canadense.

Começa então a parte mais questionada do filme, mas é bem realizado, em estilo bem americano, com tempos de tensão parecendo que foram adaptados para filmes de ação. Os tempos parecem que foram um pouco forjados para dar a aventura ao filme. Mas mesmo assim se torna um bom filme de aventura desse ponto em diante.

Ben Affeck faz o agente da CIA, especializado em crises e resgates. Ele resolve então forjar um filme para incorporar os americanos na busca por locações como canadenses do cinema. No elenco estão: Bryan Cranston, Alan Arkin, John Goodman, Victor Garber, Tate Donovan, Clea DuVall, Christopher Denham,  Rory Cochrane, Kerry Bishé e Scoot McNairy. Argo ganhou vários prêmios.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita, eu gostei muito deste filme. Lógico que fizeram modificações para que a história se tornasse um filme bom de ação. Normal, toda representação da realidade tem adaptações. Para mim é surpreendente pensar que algo assim aconteceu. O mundo às vezes é mais criativo que a ficção. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. patry, é verdd, tanto q dizem q é baseado. portanto tem modificações.

      Excluir
  2. Detesto o Ben Afleck, mas achei esse filme genial!!!! Foi um dos meus preferidos no ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, consegui abrir a postagem. Muito bom sua análise.
    Tenho muitos livros de Josué Montello. E não tenho esse.
    Sou fã de Ben Afleck. Além de acha-lo bonito e bem equilibrado.
    Ainda não vi Argo.
    Não consigo achar as "preciosidades que vc encontra, na Sky
    Mas, um dia, consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, q bom q gostou. tem vezes q me expando mais qd falo de livros. penso como vc sobre o ben afleck. argo acabou de estrear na programação do hbo. eu uso o controle remoto para ver a programação, diretor, sinopse, ano. qd não funciona bem vou nos sites desses canais ver o q vai passar no dia.

      Excluir
  4. Eu amo o Ben Affleck e adorei o filme. Mesmo sendo baseado, gostei de sabeer os motivos que o povo do Irã fez o que fez entrando no consulado americano. Gosto de filmes que trazem um pouco da história.
    Beijos e Feliz Natal
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, tb gosto de filmes históricos. e gostei bastante de argo.

      Excluir

Cultura é vida!