quarta-feira, 12 de março de 2014

Farrapo Humano

Assisti Farrapo Humano (1945) de Billy Wilder no Telecine Cult. O meu amigo blogueiro do Geocrusoé é de Portugal e nem vai imaginar de que filme estou falando tal a diferença de nome do original que é The Lost Weekend. Muito mais interessante. É um filme muito difícil, sobre um alcoolatra. Ele vive para beber.

Ray Milland está incrível. A mulher que não desiste dele é interpretada por Jane Wymann. The Lost Weekend é angustiante, claustrofóbico. Alguns outros do elenco são Doris Dowling, Howard da Silva e Phillip Terry.


The Lost Weekend ganhou Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia. Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor e Melhor Ator. No Festival de Cannes ganhou prêmio de Melhor Ator e Grande Prêmio para o Diretor.

Beijos,
Pedrita

22 comentários:

  1. Com o título de "Farrapo Humano" também eu não sabia de que filme se tratava, mas o título em português também não sei.

    O clássico The Lost Weekend é um dos melhores filmes de todos os tempos e o austríaco Billy Wilder o meu realizador preferido.

    ResponderExcluir
  2. O título em Portugal é precisamente o mesmo, 'Farrapo Humano'. Para além da forte história, é um momento alto de cinema. É um filme que não sai facilmente da memória e eu já o vi há imensos anos.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho bem a certeza de o ter visto, mas o trailler faz-me lembrar um filme da minha adolescência na TV quando ainda não tinha maturidade para tal.
    Isso de títulos em Português de facto por vezes nada tem a ver com o original, mas mais desagradável é quando na mesma língua nada tem a ver de um e do outro lado do Atlântico.
    Vale a pena ler gente independente, mas penso que é mais fácil comer pelo sino que falei hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, realmente não é um filme para a adolescência. vou ler o livro.

      Excluir
  4. Penso que vi esse filme. E não gostei.
    O nome era esse.

    ResponderExcluir
  5. É um clássico e o Telecine Cult é o único canal de filme que salva nas tvs pagas. O resto é mera sessão da tarde.

    ResponderExcluir
  6. achei mt interessante nunca tinha ouvido falar....bjo

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é sensacional! Vi-o diversas vezes, inclusive em mês antes de ser exibido no Telecine Cult. A luta do personagem é angustiante, e Ray Milland está excelente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lê, eu não conseguiria ver outra vez, é muito pesado.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Você já assistiu Nebraska? Vale a pena acompanhar. Ainda está em cartaz lá no Espaço Itaú - Augusta. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Não sei se já te falei pedrita, mas acho que vc ia gostar de um filme chamado "Marnie". É antigo, do Hithcock, mas ao invés de suspenses/terror é um drama psicológico sobre uma ladra que tinha pavor de homens e da cor vermelha, mas o destino fez um psiquiatra se apaixonar por ela, e a pessoa parece estar num divã quando assisti. Não sei se tem pra baixar, mas uma vez vi na programação do telecine cult.
    Beijos!
    Alê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alê, confesso que não lembro se vi marnie. sei que filme q é, mas preciso pesquisar pra ver se esse do hitchcock eu vi.

      Excluir
  10. Deve ser bem angustiante o filme, pelo trailer que colocou aqui eu não gostei. Acho que porque não gosto muito de filmes em preto em branco. Não gosto de assistir quando é assim. Prefiro colorido! Alegre! Preto e branco por si só já é melancolico!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  11. Despedida em Las Vegas com o Nicolas Cage seria um remaker desse?

    ResponderExcluir
  12. Sim Pedrita, precisas terminar a Trilogia do Cairo. Leitura que jamais esquecerei....

    ResponderExcluir

Cultura é vida!