terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dancin´Days

Assisti Dancin´Days (1978-1979) de Gilberto Braga no Canal Viva. Dirigida por Daniel Filho. A maioria dos capítulos eu vi às 13h30, alguns eu vi depois da meia noite. Linda a história do Cacá e da Júlia, interpretados por Antônio Fagundes e pela Sonia Braga, excelentes diálogos. Muito bom o texto quando o Cacá repreende o seu pai para não ser piegas e penitente, que é um lugar comum na tristeza.

A Júlia tinha uma personagem complexa. Ela fica presa vários anos, a irmã, interpretada pela Joana Fonn, esconde da sobrinha (Glória Pires) a história da mãe. Mostra bem a hipocrisia da sociedade que discriminava a ex-presidiária, até que ela volta moderna, com dinheiro, promovendo altas festas, aí todos a bajulam.

Muito rico também o personagem do Alberico interpretado brilhantemente pelo Mário Lago. Ele era um sonhador que vivia colocando a família em problemas financeiros. Para melhorar o orçamento da família alugavam os quartos. Incrível a personagem da Áurea, interpretada pela maravilhosa Yara Amaral. Filha do Alberico, casa bem, ganha um posto social e passa a viver de futilidades. Preconceituosa, é a primeira a querer longe a ex-presidiária. A irmã é interpretada pela Pepita Rodrigues. A esposa do Alberico é interpretada pela Lourdes Mayer.

O outro triângulo é bem jovem com os belos Lídia Brondi, Glória Pires e Lauro Corona. Ele e a personagem da Glória casam muito cedo, arrumam filho e as desavenças começam com a imaturidade. Cláudio Corrêa e Castro faz um pai castrador que não mede esforços para demover os filhos de suas escolhas, mesmo que sejam ilícitas suas ações. A novela é o no formato antigo, mais maniqueísta e com quadros muito longos. 

O elenco todo é muito bom: Reginaldo Farias, Sura Berditchevsky, Eduardo Tornaghi, José Lewgoy, Chica Xavier, Jacqueline Lawrence, Neusa Borges, Cleyde Bota, Gracinda, Freire, Beatriz Segall, Milton Moraes e Suzana Queiros. Dancin Days foi líder de audiência do canal.

Beijos,

Pedrita

14 comentários:

  1. Acreditas que não consegui ver o último capitulo!!! Assistia muitas vezes morrendo de sono a meia noite, já que de tarde não dava para mim. Adorava essa novela. O Alberico e a Iara Amaral eram os melhores! Trabalhavam muito bem o Mario Lago e Iara!! Perfeitos! Pena que acabou!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa novela.
    Estava revendo na Academia, na hora que faço a esteira, mas sem muita regularidade.
    A musica, o colorido e a história em si, muito boa.
    Lidia Brondi lindaaaaaa. Glória Pires, tb.

    ResponderExcluir
  3. O mais curioso é que anos mais tarde se repete o triângulo amoroso em Vale Tudo. Lídia Brondi e Glória Pires disputavam Cássio Gabus Mendes.


    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pedrita, bom dia,

    Menina, este post me deu uma saudade, rsrs. Mas eu nem lembrava direito os pormenores da história, confesso, rsrs. É que na minha memória ficaram mesmo foram as cores e o astral desta novela, que era muito alto, apesar das coisas complexas que ela abordava. E também tinha o fato de que na época a gente era jovem e tals, deu nostalgia, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Não vi.
    Me parece que as histórias sempre se repetem.
    Quase cai dura quando fui reler o que escrevi deste livro que ando lendol! Não sei como pude!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, assisti e achei emocionante. Nunca imaginei ver a novela, e foi muito boa, o canal deveria investir em novelas dessa época pra lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, agora estão reprisando dono do mundo. dacin days foi recorde de ibope da tv a cabo.

      Excluir
  7. Pedrita,

    Eu assisti Dancin Days na época que passou, mas não lembro muito da novela. Eu era pequena e só me interessava em usar as meias coloridas. Eu tinha um par listrado em vermelho e verde! E usava com sandália, como na novela! Infelizmente eu não segui a reprise, não conseguir assistir em nenhum horário. Acho muito legal o Viva reprisar novelas mais antigas. Beijos Ah, eu assistir alguns capítulos só para ver o Lauro Corona! Outra coisa, esta novela tem um texto muito mais avançado e adulto que as novelas de hoje. Hoje há muita censura em cima das novelas, nada pode! Por isso assistir Rebu foi um alívio, a novela passava tarde e não enfrentava a patrulha da censura, que perturbou até Meu Pedacinho de Chão!

    ResponderExcluir
  8. marion, é verdade, hj as novelas tem um ideal romântico mais acirrado e fica mais artificial. sem falar na censura. q tinha diferente na época de dacin days.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!