terça-feira, 22 de agosto de 2017

Filha da Fortuna

Terminei de ler Filha da Fortuna (1999) de Isabel Allende da Bertrand Brasil. Que edição linda, que capa de Raul Fernandes maravilhosa, que livro espetacular! Acho somente que o livro poderia ser menor pela edição, não em texto. Há várias páginas em branco, letras bem grandes, um pouquinho só menor e menos espaços faria o livro ser menor e menos pesado.

Obra Paisagem de La Hacienda Aculeo de José Gandarillas

O livro começa em 1843 e fala bastante do início do Chile colonizado. Dois irmãos vivem com uma moça que não sabem quem são os pais. A irmã tem uma rara beleza, mas não quer casar. Há vários personagens, navios, mercadorias. É muito interessante como ela mostra costumes do Chile e povoados. Que a escravidão não vingou no país porque eram pequenas extensões de terra. Eu conhecia muito pouco do início do Chile.

Obra de Xavier Martinez

A jovem se apaixona por um rapaz pobre, tem um romance escondido e eu ficava pensando onde o livro seguiria. Estava no meio, tinha muito texto ainda e o livro dá simplesmente uma reviravolta, impressionante. Chega no Chile a notícia de ouro na Califórnia e todas aquelas lendas sobre enriquecimento rápido. O rapaz, querendo dar uma vida melhor a mãe miserável e ser digno da sua amada, rouba para conseguir viajar. A jovem descobre-se grávida e segue clandestinamente em um navio atrás do amado. Incrível como o livro passa a ter tantos contornos diferentes. Quem coloca a jovem em um navio clandestinamente é um chinês, que era cozinheiro do navio e amigo da família dela. A relação entre eles é de uma beleza incrível.

Obra de Xu Gu

O livro segue para o passado então para contar a triste história desse chinês. Ele era o quarto filho, passavam muita fome. Ele é vendido como escravo, mas acaba virando um aprendiz de um médico e ficando com suas agulhas de ouro quando ele mora. Ele vira cozinheiro do navio porque é sequestrado, prática comum na época. Acaba indo parar no navio. Vem ao Chile e ajuda a jovem a ir para a Califórnia clandestinamente. A jovem para sair do navio sem levantar suspeitas veste-se de chinês e passa muitos anos vestida como homem, só mudando o personagem que ela criava. Só prostitutas iam aquele lugar, demorou para chegarem mulheres com outras profissões, construíram famílias. É muito interessante também como Eliza começa a amar essa liberdade, de viajar, de ir a onde queria, principalmente porque vestia-se de homem. Ela não se via mais com outra vida. Algumas pessoas perceberam que iriam ganhar dinheiro não com o ouro, mas com tudo o que seria necessário para as pessoas que lá passaram a viver. Sim, prostituição, livros eróticos, mas também alimentos, estalagens. Quem enriqueceu foi com o que conseguiam fornecer aos novos moradores e não com o ouro. Absolutamente fantástico! Filha da Fortuna é incrivelmente feminista.

Obra Sherman House de M. Evelyn McCormic

O livro todo é incrível, foi difícil me despedir dele e daqueles personagens. Na Califórnia, o texto fala muito de preconceito, dos nomes pejorativos aos chineses, aos chilenos. Do trabalho escravo na extração do ouro. A lei não defendia os chineses que criavam regras próprias e bastante cruéis. 

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Eu gosto da Isabel Allende, mas não conhecia esse livro. Bem interessante. Parece um livro bem extenso e com muitas histórias. Gostei! Vou procurar para ler.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita!
    Pela resenha é um livro degustante, obrigada por mais essa partilha!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Já me recomendaram esse livro de Isabel Allende, embora não o tenha lido disseram-me que é um dos melhores desta escritora.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse. Gosto muito dos livros dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, acho q vc vai gostar muito. na sua área ouro e a corrida do ouro deve ser um tema. é um dos meus preferidos sim. mas gosto tb de outros dois da autora: ilha sob o mar e eva luna.

      Excluir
    2. bruxa, então acho q vai gostar muito desse.

      Excluir
  5. Tenho este livro mas ainda não o li. A menção ao chinês me lembrou de um outro, personagem de outro livro da autora, cujo nome não me ocorre agora, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, corre pra ele, é maravilhoso. sei q o tamanho assusta, mas cada linha é uma preciosidade. não lembro de outro chinês em seus livros. bom, tem aquela trilogia de aventura meio indiana jones para adolescentes e lá tem tibete, chineses.

      Excluir
  6. Esse livro daria uma ótima novela com tantas reviravoltas.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, exatamente, pensei o mesmo. só precisava ampliar um pouco os personagens.

      Excluir
  7. Olá Pedrita
    Uaaaaaau fiquei fascinada pela sua resenha e absolutamente instigada pelo livro.
    Amoooo livros históricos que narram o início de uma colonização, os costumes, os personagens, a história por trás da História, há um encantamento, uma doçura e uma singularidade incríveis em cada detalhe.
    Adoro personagens bem construídos e narrativas com reviravoltas, que se transforma em outra dentro da própria trama e apresenta novos personagens formando um mosaico, se reinventando e percorrendo outros caminhos com diversas nuances.
    Já foi para a lista dos desejados <3

    Muito obrigada Pedrita por suas palavras gentis, sua presença e carinho lá no níver do bloguito viu!
    Eu amoo seu espaço e é uma honra ter vc lá no Café :)
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q vc vai amar. tb adoro livros que misturam história com ficção. tb amo personagens bem construídos e fora do lugar comum. eu adoro o seu blog luli. e seus comentários. parabéns novamente pelo aniversário do blog.

      Excluir
  8. Tenho dela Cartas a Paula (belíssimo), A casa dos Espíritos e Paula.
    E são maravilhosos.
    Esse não conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, paula está longe de ser o meu preferido. compreendo pq ela escreveu. mas prefiro mais como esse que li, não realista.

      Excluir

Cultura é vida!