segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A Criada

Assisti A Criada (2016) de Chan-Wook Park no TelecinePlay. Não sabia da existência desse filme sul-coreano. Impressionante! Que filme maravilhoso! Mas profundamente difícil, desconcertante! É um filme sobre perversidade. É inspirado no livro da inglesa Sarah Waters, Fingersmith. O filme é surpreendentemente feminista!
Como aconteciam com muitas órfãs no mundo todo, com as coreanas não era diferente. Um homem vai a uma casa que tem muitas crianças. Ficamos sabendo que cuidam de órfãs para vendê-las depois. Esse homem é um falsário de obras de arte e procura uma ladra para ser A Criada de uma órfã que ficou muito rica com a morte do pai. Seu tutor vai casar com ela no futuro. Esse falsário quer ajuda da criada para conseguir enganar a rica órfã, para casar com ela e posteriormente interná-la em um hospício para ficar com todo o dinheiro dela.

Logo no início vi o tempo do filme e fiquei imaginando porque tanto. Achei que seria arrastado. Mas cada minuto é fundamental. A Criada é dividida em três partes, na segunda é a mesma história sob outra perspectiva. E que fotografia maravilhosa! Obra de arte! O diretor de fotografia é Chung-hoon Chung.

Na infância, a menina é treinada pelo tutor a declamar livros eróticos, estudando cada tensão e entoação. O tutor reunia homens de smoking para ouvir a mulher lê-los. E eles ficarem se empolgando. As perversidades são muitas.

As duas belas jovens são interpretadas por Min-hee kim e Tae-ri Kim. O falsário por Jung-Woo Ha. O tutor por Jin-woong Jo.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Não vi mas acho que programei para gravar.
    Parece que não vou gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, não sei se vc gostaria. mas é incrível. tente ver.

      Excluir
  2. Olá Pedrita
    Achei bastante interessante a premissa, um ponto de vista diferente de uma outra cultura.
    Triste pensar como as pessoas podem ser cruéis, especialmente com crianças que são tão vulneráveis.
    A fotografia parece ser mesmo linda!
    Vou anotar a dica :)
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. isa, eu tb não. só depois q entrou na programação da tv a cabo é que soube da existência.

      Excluir
  4. Comecei a ver este filme (foi exibido tarde da noite, no domingo, né?) mas desisti da empreitada justamente por ter visto que é longo, e eu teria que acordar cedo, no dia seguinte. Agora me dei conta de que talvez tivesse valido a pena despender aquele tempo com ele, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, realmente o começo parece que vai ser muito longo pq eu pensei q ia ficar o filme todo a criada tentando convencer a órfã a querer o conde. mas o filme é dividido em três partes, na segunda é o filme sob outra perspectiva. quando terminou eu queria mais. cada minuto é precioso pq tem muita reviravolta.

      Excluir
  5. Um belo filme que dar uma surra na sociedade machista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, claro que com violência, elas são implacáveis. mas q é um filme que sacode é.

      Excluir

Cultura é vida!