quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A Casa da Alegria

Assisti A Casa da Alegria (2000) de Terence Davis na ClaroTV. Nunca tinha ouvido falar nesse filme. É baseado no livro de Edith Wharton. Nunca li nada dela. É a autora da obra que se baseou o filme A Idade da Inocência que parece o único título que existe em português. Que filme triste!

A belíssima Gillian Anderson interpreta Lily, uma jovem da alta sociedade que vive com uma tia e uma prima. Ela comete alguns desatinos, algumas pessoas se aproveitam e sua reputação é abalada. Sua tia, uma verdadeira megera, resolve castigar violentamente Lily que acaba na pobreza e claro, sem os supostos amigos que conviviam com ela.

É muito triste ver Lily se debatendo tentando resolver as confusões que se meteu. Mais triste ainda ver as pessoas se aproveitando para conseguir benefícios ou mesmo tocar aquela beleza maravilhosa. Lily é de uma beleza estonteante que causa inveja e cobiça. A direção de arte de Don Taylor é belíssima, como a fotografia. Dan Aykroyd está no elenco, bem como Laura Linney. Alguns outros do elenco são: Terry Kinney e Eric Stoltz.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Vou querer ver com certeza. Edith Wharton percebeu - com extrema agudeza - a problemática das mulheres e dos relacionamentos dos fins do século XIX ao início do século XX. Estou inclusive querendo reler o Idade da Inocência porque o li há muitos anos e - revendo o filme recentemente, percebi muitas sutilezas interessantes, ligadas à problemática mencionada.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é uma autora muito contundente. lembro do filme da idade da inocência e esse. mostra a hipocrisia social. o desejo das mulheres de se mostrarem modernas, fumarem, jogarem, mas a sociedade se aproveitando da falsa liberdade deles. muito forte.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita!
    Gostei do título e da resenha, é um filme interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita
    Não conhecia o filme, interessante a premissa, gosto dessas narrativas cheias de camadas e sutilezas e esse parece ser bom :)
    Vou anotar aqui!
    bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho que vc ia gostar muito. mas prepare-se pq é muito triste.

      Excluir
  4. Bom dia. Passando, lendo, vendo, apreciando, gostando e deixando votos de um Natal Muito feliz, extensivo a toda a família e amigos.
    .
    hoje: *Teus lábios, de amor, queimando*
    .

    ResponderExcluir
  5. Anotei aqui.
    Vou vê se gravo.
    Estou assistindo montes de seriado da Netflix.
    Todos muito bons.
    E vi(aluguei) Fragmentado. Não gostei muito mas ontem conversando com meu filho que entende muito de cinema, melhorou minha avaliação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu não tenho netflix, então tento aproveitar ao máximo a net.

      Excluir

Cultura é vida!