domingo, 10 de junho de 2018

Polícia Federal: A Lei é Para Todos

Assisti Polícia Federal: A Lei é Para Todos (2017) de Marcelo Antunez no TelecinePlay. Eu estava meio reticente em ver esse filme, até que minha amiga comentou que a Operação Lava Jato começou na verdade com a prisão de um caminhoneiro que traficava drogas dentro de palmitos, que estava envolvido em um posto de gasolina e consequentemente envolvido com doleiros.

Prendendo o doleiro chegaram na Petrobras e só aí é que chegaram na política. Tinham deputados envolvidos com a Petrobras. Tentaram tirar o caso da Polícia Federal e levar a investigação para Brasília, pelo foro privilegiado, como tinha traficante no meio, conseguiram que não fosse e não aconteceu o mesmo que ocorreu com as inúmeras investigações anteriores, Mensalão e tantas outras mencionadas no início do filme. Indo para Brasília, nada aconteceria como sempre acontece, ninguém seria preso e sempre diriam que faltavam provas, como aconteceu com a investigação do Collor na época que foi Presidente. E isso que faz a Operação Lava Jato ser diferente das outras, ela teve continuidade.
E Lula só foi preso porque não tinha foro privilegiado porque não estava em nenhum cargo político. Lula não tinha nada no nome dele, nenhum telefone, carro, imóveis, nada, isso é no mínimo estranho. A pessoa tinha que ligar para um motorista para ele passar ao Lula. O Brasil precisa acabar definitivamente com o foro privilegiado. Vários países só mantém foro privilegiado para Presidente e algum outro cargo, mas todos os outros respondem igualmente como a população pelos seus crimes. No Brasil há um ranço de achar que políticos são seres superiores. Sim, políticos muito votados, médicos muito competentes, pesquisadores que descobrem vacina, professores dedicados são especiais e merecem respeito, mas nenhum deles está acima das leis. Os políticos só são nossos representantes, são iguais a todos nós. Não estão acima da lei até mesmo os policiais, investigadores e juízes. Todos precisam ser acompanhados e questionados.
 O elenco todo é muito bom: Antonio Calloni, Flávia Alessandra, João Baldasserini, Bruce Gomlevsky, Rainer Cadete, Marcelo Serrado, Roberto Birindelli, Roney Fachini, Leonardo Franco, Juliana Schalch, Leonardo Medeiros, Ary Fontoura, Sandra Corveloni, Genézio de Barros e Tadeu Aguiar

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Pedrita, não assisti ao filme, mas acho que as investigações têm que continuar. Ir até o fim e prender quem tiver que prender. Sem exceções . E Lula tá preso pq tem culpa. Ponto. Quem o defende é fanático que está em estado de negação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marion, claro. e com todos. e o foro privilegiado precisa acabar senão uns são condenados e outros não. gostei do estado de negação.

      Excluir
  2. O filme tecnicamente é fraquinho. E vai ter a continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, não concordo. e por um tema complexo com muitos meandros tinha q ser mais no formato jornalístico. mas não é tecnicamente fraco.

      Excluir
  3. O filme é bom, mas acaba valendo mais como um registro de parte da sujeira que tomou conta de nosso país.

    A série "O Mecanismo" é melhor e com a história bem mais detalhada.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, falam muito mal da dicção de o mecanismo. não tenho netflix.

      Excluir
  4. Olá Pedrita
    Eu gostei bastante e confesso que até então não sabia que uma investigação sobre um doleiro de traficantes foi responsável por detonar a investigação que chegou ao executivo.
    Gostei muito das atuações também.
    E é complicado fazer uma obra assim como vou dizer, em andamento.
    Que venha a continuação.
    Principalmente valeu a pena pelas informações e pelas prisões que ocorreram.
    Ninguém está acima da lei!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb não sabia que tinha começado com o tráfico. há várias propagandas mostrando que indiretamente podemos auxiliar o tráfico comprando pirada, usando drogas, o filme mostra isso na prática. assustador como tudo está ligado. como o crime se mistura. sim, acho complicadíssimo fazer uma obra de algo que ainda está ocorrendo, mas acho que tem que ter, mesmo que futuramente tenha outra com avaliação crítica. e sim, ninguém está assim da lei e quero o fim do foro privilegiado. ninguém é melhor que ninguém.

      Excluir
  5. Olá, Pedrita!
    O elenco é top, o nosso país está sujo com tanta corrupção.
    Eu não assisti, mas vale a pena, pois é a realidade do Brasil!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, sujo em todas as esferas. precisamos falar muito de corrupção, inclusive no dia a dia pra ver se muda um pouco. canso de ouvir pessoas dizendo q se estivessem lá fariam o mesmo.

      Excluir
  6. Não vi esse filme mas vi a série O Mecanismo.
    Sou muito crítica com filmes nacionais.
    Mas gostei muito e quero vê a continuação.
    Não gostei no inicio até que vi a resenha de Hugo e entendi melhor.

    Nunca posso esquecer que quem elege "políticos de m.... é esse povo de m....".
    E não adianta reclamar depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho q vai gostar desse filme, a questão é q são anos de investigação. muitos investigados. então fica complexo. talvez no mecanismo fique mais fácil de entender. eu ouvi muitas críticas a dicção em o mecanismo, não tenho netflix. só se vier em outra plataforma. eu particularmente tenho desacreditado que quem votamos é quem é realmente eleito. o sistema é perverso apra eleger sempre os mesmos. e sim, muitos não sabem votar e mais assustador ainda, muitos não votam.

      Excluir

Cultura é vida!