sexta-feira, 22 de junho de 2018

The Beguiled

Assisti The Beguiled (2017) de Sofia Coppola no TelecinePlay. Eu amo essa diretora, entre as minhas preferidas atualmente. Esse filme é baseado na obra de Thomas Cullinan e já teve uma adaptação em 1917 com Clint Eastwood que eu não sei se vi. No Brasil essa adaptação está com o nome de O Estranho Que Amamos, até que é razoável.
Sofia Coppola tem um olhar muito feminino e surpreendente. Suas obras mostram muito detalhes do cotidiano, pequenos gestos, olhares. É uma diretora milimétrica. Por The Beguiled ganhou prêmio de Melhor Diretora no Festival de Cannes.

Uma menina encontra um homem na floresta. Ele está muito ferido e ela leva pra onde mora. Ela vive em um internato. É a época da Guerra Civil Americana. As meninas que puderam ir embora pra casa partiram. Ficaram algumas meninas, e a diretora que é rígida. Uma professora mais doce. Mas todos os sentimentos são escondidos, até mesmo pela época. Tudo é velado e silencioso. 

É muito engraçado ver a mudança de comportamento de todas com a chegada do "inimigo" já que ele é do lado contrário ao delas. Elas passam a se arrumar mais, a arrumar desculpas para vê-lo. The Beguiled é boa parte do tempo muito delicado e bonito. 

Ele quer a todo custo ficar lá, é um desertor e não quer nem voltar a guerra nem a prisão. Ficamos o tempo todo entender o sentimentos de todos eles, se são verdadeiros. A ambiguidade dos personagens é impressionante. Era maldade? Proteção? Quem era verdadeiro? The Beguiled tem uma reviravolta mais pro final e fica bastante tenso, quase difícil de assistir. Grande filme e que elenco. Todos os personagens são difíceis e de difícil interpretação. Colin Farrell é o estranho. A diretora é interpretada pela Nicole Kidman. A professora por Kirsten Dunst. Rivaliza com elas a personagem de Ellen Fanning. As meninas também são excelentes: Oona Laurence, Angourie Rice, Addison Riecke e Emma Howard. Gostei que a maioria dos figurinos de Stacey Battat são brancos, nudes, cremes, raramente com cores. Belíssima casa que escolheram para as locações. E belíssima iluminação e fotografia de Philippe Le Sourd.


Beijos,

Pedrita

14 comentários:

  1. Acho que faz quase 1 ano que vi esse filme. E não lembro onde assisti (TV ou Netflix).
    E agora tenho visto que ele tem aparecido como se fosse recente.
    Sim, gostei muito.
    A chegada de um homem transformam as mulheres.
    O ambiente é sombrio
    Achei o final muito cruel.

    Você ainda sabe fazer tricô ou croché?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o filme é de 2017, deve ter sido na época que viu. no telecine só estreou agora. tb gostei muito e é cruel o final sim. eu acho que não lembro mais nada de tricô ou crochê. nem sinto vontade. parece q foi em outra vida.

      Excluir
  2. Particularmente, considero sempre uma alegria assisitr a obras que vão abordando os aspectos superciais da sociedade - com seus costumes e regras - e os aprofundando, até tocar as pulsões mais íntimas das pessoas. Sofia Coppola parece conseguir fazer isso naturalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tb. eu gosto muito de temas que mostram o dia a dia e a profundidade vai aparecendo sutilmente. acho sofia coppola uma grande artista desse estilo subliminar.

      Excluir
  3. Aaaaiiiiiiim Pedrita não briga comigo não, massss não gostei dessa refilmagem não :(
    O filme de 1971 era B, mas tinha o quesito originalidade.
    Achei INVEROSSÍMIL (assim em caixa alta) dentro do contexto histórico e geográfico a diretora ter retirado a única personagem negra da trama :/
    Sofia Coppola talvez seja uma das poucas diretoras que poderia fazer o que quisesse, mas ela sempre opta por não confrontar.
    De qualquer maneira a fotografia é mesmo bonita e as atuações de Colin Farrell, Dunst e Kidman foram ótimas.
    Aaaahhhhhh a tradução ficou como "O estranho que nós amamos'.
    Excelente fds pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luliiiiii, eu amei. hahahahahaha. entendi o q disse sobre a empregada. seria mais lógico. mas eu gostei do formato que tinha na casa. eu acho o nome estranho. quero ler o livro.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Eu tenho que assistir ao espetáculo dirigido pelo Jô Soares lá no TUCA.. Só depois da Copa... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, deve ser ótimo esse filme.
    Estou de volta!Big Beijos

    luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Hello, Pedrita!
    Eu assisti, amo drama e suspense.
    Não é um filme cansativo, eu gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!