segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Vozes de Paracatu e Bento

Assisti ao documentário Vozes de Paracatu e Bento (2018) na GloboNews. É um projeto realizado principalmente pelos moradores dessas cidades com supervisão de Walter Salles. O documentário mostra os horrores dessa monstruosa e enorme tragédia ambiental em Minas Gerais.

Assustadoras as primeiras imagens. Eles pegaram imagens dos celulares de moradores, e várias mostram o barulho da lama vindo, o som assustador e a poeira marrom, cobrindo todo o verde. Depois mostram moradores contando sobre a tragédia.

Mas as imagens e vídeos de celulares mostram a vida antes de toda a tragédia. Reuniões em família, aquele hábito mineiro de mesas fartas cheias de quitutes, varandas, muito verde. E os moradores contam suas histórias. Da esposa que pediu para o marido continuar a mexer no angu porque ia ao rio pegar lambaris para eles comerem com o angu e o arroz. Do time de futebol que ganhou campeonato.

O documentário é todo de cortar o coração. A moça que avisou a família mas seguiu de moto para avisar aos outros que a barragem tinha estourado, que encontrou um caminhão pegando as pessoas, mas aí a moto já não tinha mais combustível e ela seguiu avisando a pé. Eles subiram para o alto e quando anoiteceu foi só escuridão já que a lama tinha destruído toda a energia elétrica. Não via nada só ouviam o barulho da lama escorrendo. Uma diz que achou que no dia seguinte eles iam descer para limpar as suas casas, que nunca imaginou que nada mais ia existir. E até hoje os culpados continuam impunes. Que vergonha! Eles contam que foi uma briga para eles não continuarem em colchões em auditórios e terem casas. Eles viviam em sítios, em regiões rurais e passaram a viver em regiões urbanas. Só agora uma cidade recebeu promessa de reconstrução perto de onde moravam, mas nesse país o que não faltam são promessas, espero que cumpram. As outras cidades continuam brigando. Quanta vergonha!

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Deve ser comovente esse documentário.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita!
    Essa tragédia ficará marcada para sempre, foram muitas vidas embora e os que restaram continuam sofrendo.
    A natureza também sofreu e sofre, um crime ambiental muito grandioso.
    No momento ainda estou recolhida, não vi esse documentário, mas um dia assistirei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, muito trágico. faz bem ficar recolhida por um tempo.

      Excluir
  3. Adoro Documentários.
    Mas nesse país de m..... nunca seriam punidos.

    ResponderExcluir
  4. Esta catástrofe foi realmente um horror: morte de pessoas, destruição dos bens delas, destruição do meio ambiente (terra, flora, fauna e o diabo a quatro), Mas o mais terrível é ver tudo ficar por isso mesmo. E não venham me dizer que a culpa disso é unicamente do Brasil, pois estamos vendo agora que a coisa é mais complexa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita
    Perdi minha sobrinha no dia 5 e estou muito desanimada, era tão pequenininha minha princesinha.
    Aos poucos vou colocando os comentários em dia.

    Esse documentário deve mesmo ser comovente e de cortar o coração.
    Vou favoritar aqui, quero assistir.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, luli, que triste. se cuidem todos. esse documentário realmente é de cortar o coração.

      Excluir

Cultura é vida!