domingo, 16 de setembro de 2018

Labirinto de Mentiras

Assisti Labirinto de Mentiras (2014) de Giulio Ricciarelli no Looke. O Now resolveu colocar uns filmes para os clientes. Esse canal é pago adicionalmente, já pago tanto na Net, não entendo onde acham que eu iria pagar mais alguma coisa. Entendo que a Net não possa cobrar próximo ao valor da Netflix porque o conteúdo é muito maior, tem canais de jornalismo, desenhos, mas já passou da hora da Net reduzir seus preços exorbitantes.

Esse filme é estranho, trata de um assunto fundamental, o julgamento de nazistas 20 anos depois, o Brasil ainda não julgou os ditadores, muitos anos a mais. Mas Labirinto de Mentiras não é um bom filme. O diretor é italiano, o filme é alemão. 

O filme é inspirado em Fritz Bauer (Gert Voss), que foi  incansável e levou os nazistas ao tribunal. Em vez de focarem nesse advogado, utilizaram todos recursos alienantes de filmes comerciais que estragaram o filme e o importante conteúdo. Criaram um jovem advogado bonitinho, para que pudesse ter uma namorada bonitinha e frequentar festinhas, enquanto Fritz Bauer ficou de orientador do rapaz, de pano de fundo mesmo. Li uma matéria que há outros filmes sobre Fritz Bauer, mas que nenhum realmente conta a história desse homem. O rapaz que faz o herói, Alexander Fehling, tem uma interpretação sofrível, mas todos tem, parece mesmo um problema crônico do filme. É artificial, arrastado, mal dirigido e  mal editado. Um dos principais investigados foi o médico Mengele que se refugiou inicialmente na Argentina e depois no Brasil, que devolveu judeus a Europa sem nem ao menos descer do navio, mas que acolheu nazistas e fingiu que não sabia que eles se esconderam aqui.
O filme tem vários cacoetes comerciais. Até eu percebi que o pai do rapaz também tinha sido nazista. Depois fizeram aquela pausa dramática no final para parecer que tudo vai dar errado. Em estado de choque pela revelação do pai ele larga tudo, aceita ser contratado por um nazista. Só claro, pra arrastar mais ainda o longo filme pra depois ele voltar atrás. No elenco ainda estão: André Szymanski, Friederick Becht e Johannes Krisch. 

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Neste sábado, assisti O Paciente - O Caso Tancredo Neves. A História do Brasil provavelmente seguiria outro rumo sem a morte do presidente. O ego compromete tudo. Entre artistas, empresários e tb médicos. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, quero ver esse filme. vi várias matérias sobre a produção, o elenco é incrível. eu não tenho esse olhar romântico sobre tancredo.

      Excluir
  2. Que pena que - por interesses comerciais - perderam uma boa oportunidade de contar uma história verdadeira. Quanto à questão da ditadura no Brasil, nem vou comentar, pois é deprimente!

    Bom dia e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, pena mesmo e pelo que li nem o documentário se salva. ai, aqui no brasil é deprimente demais mesmo. nem acesso aos documentos permitem. pelo menos a comissao da verdade tenta fazer alguma coisa.

      Excluir
  3. É um filme que está na minha lista para conferir.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Pedrita
    Até que enfim nós tbm temos direito de alguns filmes no Now, somos clientes antigos.
    Esse filme eu não gostei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tem razão, mas podiam fazer um preço mais justo. é exorbitante.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Puxa tinha tudo para ser bom, mas se tem interpretações sofríveis, arrastado, mal dirigido e editado, artificial e desperdiçaram um bom conteúdo, então vou passar rsrs
    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!