segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Piratas da Somália

Assisti Piratas da Somália (2017) de Bryan Bruckley no TelecinePlay. O filme conta a história do jornalista canadense Jay Bahadur que escreveu um livro e agora quero muito ler. Não existe a edição traduzida no Brasil. Muito jovem, ele não consegue trabalho em nenhum veículo de comunicação. Ele está começando a ter emancipação em casa e ganha o direito de morar o porão da casa dos pais. Ele faz pesquisa em supermercados sobre a melhor localização para guardanapos de papel nas prateleiras.

Para pagar o aluguel do porão ele precisa tirar a neve da frente da casa, ele se machuca, vai ao hospital e lá conhece um grande jornalista que ele é fã interpretado pelo ótimo Al Pacino. O jornalista diz que o rapaz está errado, que ele tem que ir para algum país ser correspondente por conta própria, um país que precise de correspondente. Ele vê então uma matéria com um correspondente contando sobre os Piradas da Somália, sobre o novo Presidente, mas que o correspondente não tem como checar porque não há mais jornalistas na Somália, ou foram mortos, ou saíram de lá pelos riscos. Jay manda um email para uma rádio da Somália, ligam para ele e falam que ele pode ir. Só que ninguém o banca e ele pede dinheiro aos pais. Ele resolve escrever um livro sobre os Piratas da Somália.
O radialista é filho do Presidente, coloca um somaliano pra ajudar nas entrevistas que ele precisa. O rapaz não consegue que os jornais se interessem pelas entrevistas. Só quando acontece o sequestro do Capitão Phillips é que a mídia passa a se interessar pelas notícias no país. Para conseguir as entrevistas ele tem que levar khat, uma droga local, como "pagamento". O rapaz é interpretado por Evan Peters e está ótimo. O somaliano, por um ótimo ator somaliano, Barkhadi Abdi. Marian por Sabrina Hassan. A mãe, que faz uma pequena participação, por Mellanie Griffith. Acho admirável jornalistas que se arriscam em zonas de conflito. 


Jay Bahadur tornou-se um grande especialista sobre a Somália e passou a ir com regularidade a países do continente africano.

Beijos,'
Pedrita

18 comentários:

  1. Até fiquei interessado no livro... Não tanto por ser canadiano mas pela zona em si

    ResponderExcluir
  2. Também quero conhecer mais sobre ele. Não conhecia o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana paula, espero q o livro seja traduzido e lançado no brasil.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Fui ao Teatro Itália. Assisti O Inspetor Geral do Brasil. É uma peça envolvida na bolha da esquerda. Tenho ressalvas sobre o desenvolvimento da história, principalmente por dar espaço a uma teoria conspiratória de "facada fake". "Ñ tem sangue". Muito complicado... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apesar do ótimo elenco, não curto muito essa temática.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu gosto muito de filmes sobre jornalistas e países q conheço pouco.

      Excluir
  5. O filme é bastante interessante e a história ótima para o cinema.

    Eu entendo seu ponto de vista sobre o que vc comentou no blog, mas no meu conceito quem coloca a própria vida em risco para alcançar sucesso na carreira é um maluco.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, não é para alcançar sucesso, é para conseguir trabalho. questão de sobrevivência. eu acho fascinante jornalista que gosta do risco e de ser importante pra a sociedade.

      Excluir
  6. Olá, querida Pedrita!
    Na hora que vi o ator Barkhad Abdi me lembrei do filme Capitão Phillips, bateu um pouco de medo.
    Piratas da Somália é interessante, ainda não assisti, obrigada por mais essa dica!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do filme.
    Além da temática ser uma montanha russa que dá frio na barriga de ansiedade tem excelentes atuações.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, dá muita angústia. eu logo sofri com o idioma. ele dependia de um tradutor. vai saber né? incrível elenco mesmo.

      Excluir
  8. Pedrita,
    Parece muito interessante mas, ao mesmo tempo aflitivo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Sobre os Piratas da Somália, só vi o ótimo filme com Tom Hanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho q vai gostar desse pq os fatos se cruzam.

      Excluir

Cultura é vida!