quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Simonal

Assisti Simonal (2019) de Leonardo Domingues no TelecinePlay. Queria muito ver esse filme, conhecia muito pouco a vida do Simonal. O Brasil se especializou em filmes sobre os nossos músicos e acho que temos muitas histórias ainda pra contar.

Simonal surgiu na década de 60, tinha um grupo e teve a proposta do Carlos Imperial (Leandro Hassum) pra trabalhar com ele e cantar de vez em quando. Simonal vai fazendo a sua própria carreira, é convidado por Miele (João Velho) pra cantar em um bar badalado, depois para ter um programa de televisão. Eu fiquei muito emocionada com as músicas, porque várias não sabia que era ele que cantava. Minha mãe cantava várias e fiquei muito emocionada com a lembrança. São muitos números musicais. Fabrício Boliveira é dublado com a voz de Simonal. Gostei também que em alguns momentos colocavam trechos de vídeo com o próprio Simonal, fotos.

Era o início da televisão. Alegre, comunicativo, com músicas divertidas e com muito swing, caiu no gosto popular. Fabricio Boliveira está maravilhoso! Como amo esse ator. Simonal tinha personalidade forte, intempestivo, acabava se atrapalhando em administrar a sua carreira. Tinha uma equipe, mas era muito independente. Vendo o dinheiro entrar de modo abundante, gastava sem cerimônias. Uma sucessão de atos impensados o coloca em uma situação insustentável e a classe artística é impiedosa com os desatinos graves que o músico provoca.
Entendo a dificuldade de perdoar o músico na época depois de tantos desatinos. Um tempo depois talvez ele conseguisse retomar, mas como acontece na música popular, os ídolos e estilos são outros. Muitos músicos dessa época de Simonal tiveram dificuldade de continuar suas carreiras quando outros ritmos ganharam o público. Muitos continuaram cantando os hits que fizeram sucesso, outros tentaram se adaptar ao gênero novo, mas mesmo assim, passaram a ter muita dificuldade pra conseguir shows, ganhar um pouco e estar em evidência. Acho que na hora que Simonal poderia ter retomado a carreira de modo mais tímido, o público já estava em outras paradas. Tanto que o filme cita Sergio Mendes e mostrou Jorge Benjor, os dois vivem fora do Brasil
O elenco todo é muito bom. Isis Valverde interpreta a esposa Tereza Pugliesi. Alguns outros do elenco são Fabricio Santiago, Caco Ciocler, Mariana Lima, Silvio Guindane, Dani Ornellas, Bruce Gomlesvky e Letícia Isnard



Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Eu adoro o Fabricio Boliveira ele é um ator incrível. Já fez Faroeste Caboclo com a Isis Valverde e a novela Boogie Oogie.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, tb adoro, lindo e talentoso. faroeste caboclo é incrível. tb adorei a novela.

      Excluir
  2. Eu vi o documentário sobre Simonal. A história é bastante complexa envolvendo uma série de fatores que destruíram sua carreira e por consequência afundaram sua vida tb.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, muito, mas décadas depois ele poderia ter conseguido retomar timidamente, pode até ter feito. mas o gênero que o público queria e absorvia era outro. muitos q fizeram sucesso na mesma época, sem praticar horrores como simonal, tb desapareceram ou ficaram escondidos pelo desinteresse do público que buscou outros sucessos e músicos.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Assisti Simonal no cinema. É um bom filme. Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Carnaval. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pedrita,
    Esse é um filme que eu gostaria de ver .
    Acompanhei, na época o surgimento do Simonal, vibrei com suas músicas e vi com tristeza seu final.
    Na época tudo era muito nebuloso, censurado, e não se sabia, ao certo, o que estava acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, ótimas as músicas e o swing do simonal. grande artista. sim, acho que ainda é nebuloso.

      Excluir
  5. Sim, Wilson Simonal tinha certo charme e muita ginga. Outro dia eu me vi cantarolando uma das músicas dele, a tal 'Mustang cor de sangue', que explica como o capitalismo se conduz, em associação com a propaganda, no sentido de levar as pessoas a desejarem 'bens' e passarem a aquilatar o próprio valor a partir das posses.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, fui até procurar essa música. foi composta pelo marcos valle.

      Excluir
  6. Antes do filme não sabia detalhes da carreira ou vida do Simonal.
    Gostei do filme e excelentes as atuações.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu conhecia as músicas, mas nem sabia q ele q cantava.

      Excluir

Cultura é vida!