segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Curiosa

Assisti Curiosa (2019) de Lou Jeunet no TelecinePlay. Não fazia ideia da existência desse filme. O roteiro é livremente inspirado nas fotos de Pierre Louÿs (1870-1925) e Marie de Herédia (1875-1963). Os dois foram responsáveis por belíssimas fotos eróticas. Pierre foi um grande escritor, principalmente de livros eróticos.
Um mulher (Noémie Merlant) e um homem (Niels Schneider) se apaixonam. Ele é inconstante, inquieto e viaja, ela acaba se casando. Ele volta e eles passam a ter um romance, com muitas fotos eróticas. Ele trouxe uma estrangeira (Camélia Jordánia) e a oferece a amigos em festas de orgias. Sua amada muito incomodada exige que ele mande a estrangeira embora. Ele o faz, mas não suporta a falta da estrangeira e vai atrás dela. A amada sucumbe, fica prostrada. Quando consegue sair, arruma um amante (Emilien Diard-Detouef) sem muito entusiasmo, mas faz várias fotos. O amado volta, vê as fotos, louco de ciúmes, não quer mais saber dela. Incrível como esse filme relata o machismo. Ele tinha inúmeras mulheres, a abandonou duas vezes, mas ela não podia ter um amante.
Spoiler: O desfecho é muito interessante. A amada dá um jeito do amante se casar com sua irmã (Mathilde Warnier), e as duas passam a compartilhá-lo.

O filme é belíssimo, fotografia maravilhosa, as fotos são lindíssimas!

Maria de Herédia.



Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: também gostei do Globo Repórter especial 70 anos da TV brasileira. Também estou gostando do especial da Tv Cultura. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, só vi o globo repórter, vi algumas matérias em outros canais, mas nada tão extenso como o da globo.

      Excluir
  2. Vi um trecho desse filme já um pouco incomodada. Eu não acredito em relações românticas-amorosas que envolvam mais de duas pessoas. Até um animal de estimação tem ciúmes do dono, que dirá seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o filme mostra exatamente essa questão das relações não monogâmicas. é um filme do desamor. ninguém parece feliz.

      Excluir
  3. Humm este livro é muito curioso! :)
    -
    O medo que espreita ...
    -
    Beijos, e um excelente dia! :)

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa, nunca tinha ouvido falar.
    Estranha como o machismo se reinventa desde sempre e em circunstâncias tão inusitadas né?
    Porque se era um relacionamento aberto, se ele tinha vários casos, oxi porque ela não podia? Final deve ser surpreendente.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb não, só qd vi o pôster é q fui procurar informações. sim, e como ainda é presente.

      Excluir
  5. Pela resenha e fotos é um bom filme!
    Amei a capa!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Cultura é vida!