sábado, 26 de setembro de 2020

Todos os Mortos

Assisti Todos os Mortos (2020) de Caetano Gotardo e Marco Dutra no Festival de Cinema de Gramado no Canal Brasil. Esse filme eu queria muito ver, já vinha lendo e vendo algumas matérias sobre ele. Fala de uma família rural decadente logo após a abolição da escravatura.

As mulheres foram para a cidade. A mãe (Thaia Perez) está doente, uma filha (Carolina Bianchi) tem problemas mentais e a irmã (Clarissa Tiske) é freira. Todas infelizes. A freira é a que tenta dar algum equilíbrio a essa família, mas com todos os seus preconceitos religiosos, tem muita dificuldade de ajudar efetivamente. A freira acha que trazer uma antiga escrava para fazer um ritual afro possa ajudar a irmã.
A ex-escrava (Mawusi Tulani) está com o filho (Agyei Augusto) no interior, eles dormem com vários outros ex-escravos no chão de uma igreja. Ela resiste ao pedido da freira, mas acaba cedendo. A freira joga na cara da mulher várias vezes que pagou a passagem para ela e o filho viajaram. Bom, mas é ela que quer a ida da mulher para ajudar a irmã, não está fazendo favor algum. As relações de abuso escravocratas estão todos ali, vão aparecendo aos borbotões. O filho fica encantado com o piano e apesar das proibições da mãe vive naquela casa onde volte e meia é usado para fazer pequenos favores. A mãe briga bastante com ele porque ela sabe exatamente como a família é. A mãe tem consciência muito clara dos seus direitos. O filme fala muito de intolerância religiosa, desrespeito aos cultos afros, exploração de mão de obra. É incrível!
O elenco é incrível, como atuam. Também há um elenco extenso que aparece pontualmente, com grandes atores que adoro: Andrea MarqueeRogério Britto, Livia Silva, Thomas Aquino, Leonor Silveira, Luciano Chirolli, Eduardo Silva, Alaíde Costa, Teca Pereira, Gilda Nomacce, Vinícius Melloni e Tuna Dwek


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Realmente parece ser um filme que traz várias reflexões. Gostei bastante da premissa dele e dos assuntos abordados.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando muito da postura que muitos dos nossos artistas vêm adotando, nesses últimos tempos. Estamos sob uma verdadeira guerra, em que, um dos propósitos, parece ser justamente o de destruir a nossa cultura, para que estrangeiros dominem o mercado cultural brasileiro. Porém, muitos artistas tem se mostrado combativos e pouco dispostos a ceder o espaço que pertence a eles (por mérito e direito!). Está me parecendo que os filmes que estão sendo apresentados em Gramado são bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu confesso estar preocupada daqui uns anos. os filmes que estreiam agora foram realizados com leis de incentivo lá atrás. agora com esse vácuo de incentivo, fico pensando se teremos alguma estreia nos próximos anos. tenho me surpreendido com a maioria dos filmes que concorreram gramado. muito bons.

      Excluir
  3. Acredito que seja um filme agradável de assistir

    Domingo feliz

    ResponderExcluir
  4. Mais um que eu queria muito ter visto e infelizmente não deu 😔😔
    Tomara que façam um repeteco do festival.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, veja se consegue voltando pelo controle remoto, mas acho q esse já saiu do ar.

      Excluir

Cultura é vida!