segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

A Balada de Buster Scruggs

Assisti A Balada de Buster Scruggs (2018) dos Irmãos Coen na Netflix. Tinha esquecido que esse filme estava nesse streaming. Na época que entrou na grade eu não estava assinando. Foi uma matéria que me lembrou e procurei na busca. Estranho que o algoritmo nunca me indicou essa obra.

São seis histórias baseadas em livros de faroeste. São histórias desconfortáveis, com o olhar ácido e irônico dos Coen. A primeira é um fora da lei engraçado, que ninguém dava credibilidade. Tim Blake Nelson está ótimo. A trilha sonora é toda de músicas clássicas de velho oeste, várias daquelas que passam de pessoa pra pessoa sem autor. Eu fiquei incomodada com os animais. Sei que hoje em dia tomam todos os cuidados, mas gravações repetem muito, são longas, achei vários animais cansados, fico em sofrimento sempre.
Várias histórias são muito trágicas e tristes. Como a do rapaz sem braços e pernas, Harry Mallin. Um homem bom, Liam Neeson, o encontra e cria um espetáculo pra ele que é muito inteligente, falante, com rico vocabulário e conta histórias a cada cidade histórias. A plateia miserável vai minguando a cada viagem.

Outra história muito triste é da jovem, Zoe Kazan, que viaja com seu irmão. Eles vão se encontrar com o sócio dele que quer se casar com a jovem. Na caravana ele morre pelo caminho e ela passa a ter que lidar com todas as dificuldades de uma mulher sozinha naquela situação. Também tem a do bandido, James Franco, e seus infortúnios. O elenco é todo incrível, aparecem ainda histórias com Tom Waits, Jonjo O´Neill, Brenda Gleeson e Tyne Daly.
Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Não conhecia esse filme.
    Teve um período em que fui viciada em westerns.
    Gosto das narrativas dos irmãos Coen.
    Mais do que sarcásticos, tem uma pegada dramática envolvente que faz a gente ir se apegando aos personagens e sermos surpreendidas pelo final.
    E alguns são excelentes "aulas" sobre a história americana.
    Esse parece ser triste com certeza vou chorar.
    Levo a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é bom. e irmãos coen são ótimos. sim, muito sarcasmo. mas tem momentos bem tristes que chorei bastante.

      Excluir
  2. Apesar de já ter me deparado com este filme, ainda não o vi. No entanto, me dei conta agora que já vi muitos dos trabalhos dos irmãos Cohen, desde o Arizona nunca mais, lá dos anos 80, com um Nicholas Cage muito jovem. Revi esses dias o O Grande Lebowski, porque estava passando na TV e porque as obras deles têm alguma coisa que me prendem: uma mistura de comédia com drama, com pitadas de cinismo e de coisas desconfortáveis.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é ótimo. irmãos coen são ótimos. tem bastante cinismo. e o filme é bem desconfortável.

      Excluir

Cultura é vida!