sábado, 24 de novembro de 2007

O Segredo da Porta Fechada

Assisti O Segredo da Porta Fechada (1948) de Fritz Lang no Telecine Cult. É um filme noir de suspense absolutamente surpreendente. Gostei muito do recurso do diretor de utilizar os pensamentos para compreendermos algumas emoções. Nossa protagonista conta sua história e acompanhamos seus pensamentos. O Segredo da Porta Fechada é um filme incrível!

Nossa belíssima protagonista, interpretada por Joan Benett, é uma rica herdeira. Ela vai fazer uma viagem ao México e se apaixona por um arquiteto, praticamente desconhecido. Eles casam-se muito rapidamente e ela começa a descobrir muitos segredos. Quem interpreta seu marido é o belo Michael Redgrave. É o período em que fala-se um pouco de Freud. Há várias alusões sobre a possibilidade de tratamentos psicológicos e reversão de quadros graves. Segundo uma visitante em uma festa, assassinos poderiam ter sido tratados anteriormente aos seus crimes. Como se fosse certo que a psicanálise salvasse criminosos.

Os figurinos são belíssimos. Gostaria muito de saber de quem são. Outra belíssima atriz que está no elenco é Barbara O'Neil. Ainda no elenco aparecem Anne Revere, Natalie Schafer, Paul Cavanagh e Mark Dennis.



Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. Parece ser um filme muito bom.
    Sobre a enquete... Também está sendo a minha preocupação no blog. Eu usava o popup, mas algumas pessoas me disseram que tinham problemas em postar, então achei que seria isso. Percebi que o popup demora mais pra abrir...
    Enfim, resolvi colocar em outra página!

    ResponderExcluir
  2. Essa coisa de "tratar" antes lembrou-em Minority Report.

    Eles falam em tratamento, mas, na verdade, ninguém é assassino por predestinação. Uma vida saudavel para todos, isso sim seria uma real solução para os nossos problemas sociais.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que passou no Telecine e eu perdi. Eu adoro clássicos!

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  4. Uau. Acredita que na biblioteca da faculdade tem muito pouco destes clássicos. Só os mais conhecidos mesmo. Mas estou aproveitando o que tem :) Bjos.

    ResponderExcluir
  5. tati, também tenho essa dúvida, mas até agora a maioria disse preferir pop-up, eu mesma prefiro porque gosto de comentar enquanto leio e aí gosto de ter as duas janelas abertas.

    pois é maga, o filme dá a entender que assassinos são totalmente recuperados com a psicanálise, crença que hoje não existe tanto. hoje acreditam que patologias mais graves não se resolvem com a psicanálise. atenuam ações, mas não solucionam totalmente. acho que isso vc entende e sabe explicar melhor.

    camila, como comentei no post, sábado e domingo de manhã e começo da tarde passam muitos clássicos assim. amanhã, terça, vai passar outro do fritz lang à tarde.

    ed, há muitas raridades mesmo, esse é o motivo que gosto tanto do telecine, aparecem preciosidades na grade de programação.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!