domingo, 9 de dezembro de 2007

A Montanha dos Sete Abutres

Assisti A Montanha dos Sete Abutres (1951) de Billy Wilder no Telecine Cult. Eu li no Estadão, o Merten avisar que ia passar esse filme e me programei para ver. Não tinha idéia que A Montanha dos Sete Abutres era sobre a imprensa e a da pior espécie. Não só aquela que se alimenta de assuntos polêmicos para se promover, como ainda piora os fatos, mesmo que coloquem em risco a vida de pessoas, para ganhar notoriedade.

Kirk Douglas simplesmente arrasa como o jornalista inescrupuloso. Ele está decadente, já saiu ou foi demitido de vários jornais, pede emprego em um de uma cidadezinha e fica esperando o seu grande momento de poder voltar por cima para os jornais das grandes cidades. Interessante que fizeram ser parecido com a vida real e a vida de cidadezinhas, fizeram demorar bastante para um fato surpreendente acontecer. Ele fica um ano trabalhando naquele jornal, até que em uma viagem para um evento medíocre, ele descobre um homem está embaixo de uma mina, que diz ter sofrido pela maldição dos índios por pegar objetos enterrados para vender. Só que nosso jornalista quer que o resgate demore mais dias para faturar mais com a notícia. Um horror!

É um filme deprimente, dificílimo de assistir! Fala do quanto a humanidade gosta de fatos mórbidos e o quanto consome avidamente esse tipo de notícia. Mas o que acho pior é a sede que os jornais têm por esse tipo de informação. O que querem é vender mais jornais e o quanto isso é ainda verdade e não somente de jornais sensacionalistas. A direção de fotografia de Charles Lang é maravilhosa. Há no elenco a ótima Jan Sterling e ainda Robert Arthur, Porter Hall, Frank Cady, Richard Benedict, Ray Teal, entre outros. A Montanha dos Sete Abutres ganhou o Prêmio Internacional no Festival de Veneza.

Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Hoje temos muito jornalistas que fazem tudo para vender jornal e revistas. Não importa se a notícia é verdadeira, querem fazer barulho. Infelizmente o filme é bem atual.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Realmente a dica é super válida... Alguns filmes ainda em preto e branco são super atuais.. Abraços, Fabio - www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Seria melhor se esse jornalista escrever uma coluna sobre cinema parar de ficar fazendo os outros sofrerem mais só para conseguir dinheiro...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    www.mycatblog.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme em um hotel, em uma de minhas viagens. Eu sou fã de Billy Wilder e o filme é ótimo. Deu vontade de assistir de novo.
    (a trilha sonora do blog com Elvis tá demais! Tudo bem que eu sou suspeita quando o assunto é Elvis Presley).
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse filme e como disseram, nunca vai deixar de ser atual.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei desse filme. Wilder tem alguns títulos primorosos. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. O que há de pior na imprensa já rendeu bons filmes, incrível não? Pena que este tipo de jornalismo só fique bom na telona... O jornalismo sensacionalismo é uma tristeza, mas pior que isso é saber que vende! Ou seja: tem gente interessada nisso, e não são poucas!! Péssimo.

    O Mata-Hari007 não está de aniversário por estes dias?

    beijos

    ResponderExcluir
  8. sim querida, meu blog faz seis anos no domingo, terá post comemorativo.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!