sábado, 12 de janeiro de 2008

Beau Geste

Assisti Beau Geste (1939) de William A. Wellman no Telecine Cult. O roteiro é baseado na obra de Percival Christopher Wren e imagino que o desenvolvimento da história no filme não tenha sido o melhor. O que é mais interessante é ver a construção de um filme complexo, cheio de cenas de balhatas realizado em estúdios, com poucos recursos. É mais curioso por ver a pouca tecnologia do que pelo roteiro.

Recentemente o Telecine Cult fez uma homenagem a Gary Cooper e colocou em sua grade de programação vários filmes com esse ator. Nesse, Beau Geste é Gary Cooper que foi adotado e tem mais dois irmãos que também são adotivos. Tem uma história muito mal amarrada de uma jóia que dá azar a quem a possui, segundo uma lenda que apresentam no início do filme. A jóia desaparece e ele e seus irmãos se alistam no exército. É um filme que faz a apologia a ser americano, a lutar pelo seu país. Eles seguem para o deserto para proteger o país, lá no deserto e vemos como a história e a prepotência americana se repete. De sempre acharem que eles que lutam por algo nobre e os moradores do país é que estão errados. Outros do elenco são: Ray Milland, Robert Preston, Susan Hayward, Heather Tatcher, entre outros. O ator que interpreta Beau Geste criança é Donald O'Connor.
Música do post: March Turkish - Mozart


Beijos

Pedrita

5 comentários:

  1. Meu esposo entende e adora estes filmes...de vez em quando eu assisto alguns com ele!

    ResponderExcluir
  2. Quando o vi, ainda nos meus tempos de Natal, não me agradou. Nunca mais o revi. Mas gosto basta de Gary Cooper, sobretudo em "Matar ou morrer". Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. UAU! V. resgatou uma preciosidade de tempos que lá se vão tempos. De vez em quando, puxo pela memória por filmes bem antigos (não vejo TV como v. Ainda prefiro os dvds...). Mas vejo que perco muita coisa com isso... Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro assistir documentários! Queria ter visto Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia... Pena que perdi... Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  5. liz, eu gosto de ver os que passam no telecine cult.

    moacy, também não me agradou muito.

    ed, o telecine cult que nos proporciona essas preciosidades.

    fabiotv, eu vejo muito pouco documentários.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!