quarta-feira, 2 de abril de 2008

Carlos Gomes -documentos comentados


Terminei de ler o livro Carlos Gomes - documentos comentados (2008) de Marcus Góes da Algol Editora. Gostei muito, talvez tivesse aproveitado melhor se tivesse lido uma biografia completa desse compositor, mas como sempre li sinopses de sua história, foi muito bom conhecer mais detalhes. Eu gosto muito de pesquisa, então me agradou muito ver os documentos, cópias deles, e depois acompanhar as explicações do autor sobre as divergências em relação a alguns fatos e o que o documento revelava e esclarecia. Achava fascinante, tanto que li o livro muito rapidamente, mesmo com pouco tempo.

Há umas peculiaridades que não conhecia, como o fato do Carlos Gomes ter esbanjado muito dinheiro depois do grande sucesso de Il Guarany, como uma mansão que passou a possuir e depois ter se endividado seriamente. Há várias cartas do compositor pedindo dinheiro até mesmo para alguns muito pouco conhecidos. Talvez ele imaginou que os sucessos continuariam em suas obras seguintes e que sua vida financeira estava garantida, como nós sabemos sobre qualquer área cultural, pode-se ter muito sucesso em algum momento e depois mal conseguir sobreviver. Mas não sei se no período que Carlos Gomes viveu, entre 1836-1896, as pessoas tinham essa consciência.


Carlos Gomes - documentos comentados só me trouxe dúvidas em algumas questões subjetivas, como o documento que mostra que foi Carlos Gomes que pediu a separação da esposa. Não sei se nesse período uma mulher podia pedir a separação do marido, também não sei se temos como imaginar que acordos o casal fez depois de tantas desavenças. São questões muito íntimas e conversas muitas vezes realizadas na privacidade, sem testemunhas. O período em que Carlos Gomes viveu, as mulheres eram consideradas posses dos maridos, como bens ou objetos, não sei se elas poderiam decidir por livre e espontânea vontade terminar um casamento oficialmente.

A obra ainda fala de várias montagens do Il Guarany, maior sucesso de Carlos Gomes, onde foram encenadas e com quem, muito interessante. Gostei muito do livro.

Trechos de Carlos Gomes -documentos comentados de Marcus Góes:
“...o autor, tendo residido na Itália de 1989 a 2001, teve oportunidade de consultar muitos arquivos publicados e privados, bibliotecas, museus e arquivos de jornais naquele país, o que deu seguimento às pesquisas por ele iniciadas nos anos 70 no Brasil.”

“Em todas essas instituições e através de todas essas pessoas, o autor pôde obter referências, cartas, contratos, processos judiciais, monografias, críticas, artigos, documentos e análises pertinentes à vida, à obra e à maneira de interpretar a música de Carlos Gomes.”

“As seis maiores produções operísticas de Carlos Gomes são Il Guarany (1870), Fosca (1873), Salvator Rosa (1874), Maria Tudor (1879), Lo Schiavo (1889) e Condor (1891). Apesar de guardar sempre todas as características fundamentais da estética gomesiana, toda ela fincada na mistura de música brasileira de salão de meados do século XIX, ritmos de música popular, semi-clássica brasileira, elementos de música de banda e música européia para o palco aí concluídos, Verdi, Wagner e Meyerbeer, tudo conduzido por notória e bem sucedida vontade de seguir novas tendências sem fugir ao melodismo e à cantabilidade italianos, esses seis títulos, os quais servem e bastam para o erguimento de um painel abrangente do obra do maestro, são diferentes na forma, no conteúdo e intenção, e foram compostos cada um em um momento muito bem definido na vida e na trajetória de artista de Carlos Gomes.”
Vídeo: Verónica Villarroel e Plácido Domingo na cena final de Il Guarany




e

Beijos, Pedrita

4 comentários:

  1. Um livro que certamente vou adir à minha biblioteca... Obrigado Pê!

    ResponderExcluir
  2. provavelmente não lerei o livro, até porque não deve ser editado em Portugal, mas com o seu post fiquei a saber muito mais do compositor de Guarany, uma vez que desconhecia quase completamente a sua vida.

    ResponderExcluir
  3. de nada aqueta.

    geocrusoe, carlos gomes estreou as suas óperas no scalla de milão e é reconhecidamente um grande compositor.

    dê, pode deixar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!