quinta-feira, 24 de abril de 2008

Círculo de ligações: Foujita no Brasil, Kaminagai e o Jovem Mori

Obra Rua Butantã (1948) de Jorge Mori

Fui a exposição Círculo de ligações: Foujita no Brasil, Kaminagai e o Jovem Mori no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, em comemoração ao primeiro centenário da imigração japonesa no Brasil. A mostra traz a curadoria da historiadora e especialista em arte brasileira Aracy Amaral e expõe cerca de 130 obras e documentos de época que revelam como os artistas japoneses Tsuguharu Foujita (1886 – 1968), Tadashi Kaminagai (1899 – 1982) e o nipo-brasileiro Jorge Mori (nascido em 1932) se conheceram, além da relação dos três com o Brasil. Eu gostei muito da exposição!

As obras de Jorge Mori me tocaram em especial. Muito jovem ele retratou onde morava e é o bairro que eu moro. Gostei de ver como era no passado essas ruas, até mesmo o Rio Pinheiros. Uma obra do Morumbi só mostra a mata, não existia ainda moradia.


Obra Bondinho de Santa Teresa (1950) de Tadashi Kaminagai

As obras do Kaminagai remetem muito ao Rio de Janeiro, além de me darem um certo saudosismo de Santa Teresa gostei de ver como era sofisticado o bairro e os casarões da região.
Gostei de saber que esse pintor começou sua carreira na confecção de molduras que eram muito elogiadas. há algumas na exposição.

Obra Retrato Di Cavalcanti (1932) de Tsuguharu Foujita

Na exposição do Foujita há muitas pinturas de retratos como essa de Di Cavalcanti. É possível ver as pessoas que esse pintor conheceu quando esteve no Brasil. Foujita estudou em Tóquio, depois mudou-se para Montparnasse, em Paris, onde conheceu Pablo Picasso e Henri Matisse. No final de 1931, veio para o Brasil onde conviveu com vários modernistas, principalmente Candido Portinari.

Todas as mostras trazem textos, fotos de família, de todos os artistas plásticos.

A exposição Círculo de ligações: Foujita no Brasil, Kaminagai e o Jovem Mori é gratuita e fica até o dia 1 de junho no CCBB de São Paulo.


Música do post: Chorinho - Chiquinha Gonzaga - Flor Amorosa






Beijos, Pedrita

6 comentários:

  1. É... e eu aqui só conseguindo ver um pouco da exposição pelo seu blog... Obrigado, Pê! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi uma reportagem sobre essa exposição na rádio Bandeirantes.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. marion, tb gosto e ao vivo é muito bonito.

    elvira, que bacana.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!