terça-feira, 24 de junho de 2008

Dominação

Assisti Dominação (2000) do diretor polonês Janusz Kaminski no Cinemax. Eu gosto de filmes sobre dominação do mal, a luta do bem e vi que a protagonista é a Winona Ryder, resolvi assistir. Tive uma grata surpresa. Dominação traz um texto muito inteligente que questiona bastante a divisão entre o bem e o mal, a atuação da igreja nos exorcismos e não traz respostas, o que me agradou mais ainda. O roteiro é baseado na obra de Pierce Gardner e Betsy Stahl.

Winona Ryder interpreta uma jovem que já teve obsessões e procurou refúgio em um lugar religioso e lá aprendeu sobre exorcismos e é uma ajudante aos padres na prática. Ela, pela sua obsessão, acredita que um homem será possuído e se aproxima dele. Dominação é um filme psicológico. Infelizmente o marketing o vende como um filme de terror, quando na verdade é um filme com muitas falas, textos sobre bem e o mal e pouca ação. Mas como filme filosófico é muito bom. Nossa protagonista conseguiu dominar sua obsessão, mas isso não significa que não apareça e atrapalhe o seu discernimento.
O homem que ela acredita ter sido escolhido pelo mal é um escritor e jornalista brilhante. Os diálogos entre os dois são muito bons. Ele é interpretado por Ben Chaplin. O final não é esclarecedor, nos deixa a dúvida, mas eu acho bem coerente, já que o filme o tempo todo questiona as nossas certezas e julgamentos sobre o bem e mal, seria complicado dar uma resposta exata.

Alguns outros do elenco são: John Hurt, Sarah Wynter e Elias Koteas.


Youtube: Lost Souls Music Video






Beijos,

Pedrita

4 comentários:

  1. Nas últimas semanas, tenho ido pouco ao cinema e quase nada tenho visto em casa. Mas me preparo para rever uma obra-prima do cinema japonês: "Contos da lua vaga", de Mizoguchi. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da Winona. Acho que gostaria do filme.

    ResponderExcluir
  3. puxa, gostei... fiquei com vontade de ver... vou tentar...hehehe... beijocas mil, Erika

    ResponderExcluir
  4. moacy, eu tb tenho ido pouco ao cinema. fazia tempo que não ia.

    marion e erika, eu gostei bastante.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!