sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ponte para Terabítia

Assisti Ponte para Terabítia (2007) de Gabor Csupo no Telecine Premium. Detestável, deplorável e um engodo. Quase não ia fazer esse post sobre o filme, mas achei que devia avisá-los. Eu achava que seria um filme sobre a fantasia, que as crianças passavam por uma ponte e lá viria um mundo mágico. A magia é só imaginação das crianças e só nos dois insuportáveis minutos finais é que o mundo da fantasia aparece. Acho que quiseram economizar nos efeitos. E se isso fosse o pior, mas não é. O filme, que seria voltado para crianças, tem erros e erros de comportamentos e violência contra a criança sem respostas e é altamente melodramático pra mim, que dirá para uma criança. Se uma criança estivesse vendo não sei o que faria para consertar o estrago que o filme faz de uma hora pra outra.

Quando o filme começou a se arrastar eu pensei que de repente era para o público infantil, mas na hora que veio a tragédia e virou um dramalhão me deu vontade de processar os seus realizadores. É pesado demais para crianças ainda mais com os princípios errados incutidos. Na escola tudo é errado e os educadores não fazem nada. É uma escola que finge não ver o Bullying. A escola chega ao absurdo de não ver e não punir uma menina que obriga crianças a pagar pedágio para ir ao banheiro, e faz isso constantemente. Uma professora fala para um aluno não ligar para dois colegas que o empurram e praticam violência física com ele mas não leva o problema as esferas superiores. A família do menino é outro lugar violento. O pai quer matar o animal que entra na horta e proíbe o menino de salvar o animal. O menino consegue salvar um, mas o filme deixa a lacuna se o pai mata o animal depois. Pode? O pai também é um monstro que tentam humanizá-lo no final, como se fosse possível. Ponte para Terabítia é um filme monstruoso, inconcebível, que pratica violência contra a infância desassistida. Devia ser proibido de continuar existindo.
Não há música nesse post porque esse filme é contra os direitos da infância.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Nossa! Que decepção com este filme! Eu imaginava algo completamente diferente! Cruzes!
    Valeu, Pedrita, nem quero ver isso!

    Beijos, linda! :)

    ResponderExcluir
  2. O seu apetite para filmes é mesmo incansável... parabéns! :)

    Eu, como não gosto de filmes de fantasia, já não veria este filme normalmente... agora então, passarei beem longe mesmo... rs

    Beijo e um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  3. O seu nome já me apareceu no blogue do geocrusoe, mas agora que apareceu no da avó pirueta, nao podia de deixar de visitá-la.

    Eu nao tenho nada a ver com a educacao, mas gosto de cinema, como a pedrita. Bem, outro género de cinema, mas cinema é cinema.

    Se for ao meu blogue nao se assuste, nao escrevo sempre em alemao; uso em geral tres línguas: portugues, alemao e ingles.

    Saudacoes blogosféricas de Düsseldorf!

    ResponderExcluir
  4. Isso que é determinação. O filme é péssimo e vc assiste até o fim!

    ResponderExcluir
  5. Teria desistido do filme nos primeiros minutos. Blaghhhh!!!
    Denise

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pedrita. Então você me encontrou no geocrusoe e achou que eu gosto de crianças? Pois achou bem, minha Querida. Eu fui professora durante 40 anos, 8 meses e 20 dias e ainda continuo ensinado, agora como voluntária em Angola e Moçambique. Neste momento eu estou em Luanda, capital de Angola e vou voltar para Portugal no dia 8 de Julho. Eu adoro trabalhar com crianças e adolescentes, embora, dramaticamente, eu não tenha tido, na verdade, nem uma coisa nem outra. Talvez por isso eu procuro que a infância seja vivida e protegida, mas também sou contra a super-protecção parental.
    Ser criança, hoje, e quase tão difícil como nos inícios da Revolução Industrial. As crianças não vivem como crianças, ou porque são demasiado pobres ou porque os seus pais são demasiado afluentes e querem preencher todo o seu tempo com actividades que não exigem esforço, inventiva, imaginação.
    Conheço bem S. Paulo, tenho uma prima brasileira, psicóloga clínica, um doce de pessoa, que eu adoro. Já fui visitá-la e ela já veio a Portugal. Ele lhe ofereci a viagem de presente de aniversário.
    Escreva quando e sobre o que quiser. Afinal, eu sou uma jovem de 66 anos, nãé mesmo? Temos imensas coisas para fazer ainda...
    Um beijo pra você da Avó Pirueta

    ResponderExcluir
  7. Foi bom você ter avisado. Vi o poster do filme, pelas imagens que vi, parecia uma história tão bonita. É horrível ver violência contra crianças e animais, muito menos em um filme infantil.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pedrita.

    Não gosto de fimes com violencia gratuita. Não consigo assistir.
    Que loucura fazerem um filme assim ...
    O pior, é que muitos pais, desavisados, devem ter levados seus filhos ao cinema para assistir isso.


    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  9. Poxa, decepcaoo mesmo hein? Depois dessa descricao, nao da mesmo pra entender como tiveram coragem de lancar um filme tao problematico... bem, um a menos na minha lista (apesar q qdo ouco falar mto mal de um filme, tenho tanta curiosidade de ver como qdo ouco falar bem hehe)
    meu teclado ta sem acentos :)

    ResponderExcluir
  10. adriana, eu tb.

    camila, eu amo filmes fantasia e sempre que posso vejo o que vai passar na programação de filmes em som original da tv a cabo.

    ematejoca, seja bem vinda.

    marion, eu achava o tempo todo que uma hora o mundo da fantasia ia aparecer, e apareceu mesmo, nos 2 minutos finais, decepecionante.

    ana maria, obrigada.

    elvira, eu seria uma dos desavisados.

    ResponderExcluir
  11. Olá Pedrita!
    Não temos opinião formada sobre o filme, porque ainda não o vimos.
    Gostámos de ler a tua crónica de cinema:)
    beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  12. Já tinha lido um comentário sobre esse filme que disse a mesma coisa que você sobre a questão infantil... Foi o que me fez desistir de assistí-lo!

    ResponderExcluir
  13. Pedrita, mais um blog que gosto. Já tá adicionada. Comentei Mata Hari, da Greta Garbo no meu blog.Quanto ao 007 sou fã, mas estou aguardando para adquirir a coleção inteira em DVD em promoção rsrs. Abcs

    ResponderExcluir
  14. Nossa, pois eu achei esse filme muito legal. Ele não é bem destinado a crianças mesmo não e sim a pré-adolecentes/adolecentes, então não vai influênciar a cabeça de ninguém para o MAL. A história é muito boa, bem envolvente/emocionante. Você que está fazendo tudo errado, fazendo as pessoas desanimarem de ver o filme que tem uma história que quando você acaba de vê-lo fica refletindo muito a sua vida, é bom ler o livro pra entender melhor, mas ele está bem representado a cada página/capítulo. Ponte para Terbítia conta uma história bem realista da vida de um pré-adolecente americano(Como você falou de Janice Avery e suas amigas na porta do banheiro).

    ResponderExcluir

Cultura é vida!