quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Hannibal - A Origem do Mal

Assisti Hannibal - A Origem do Mal (2007) de Peter Webber no Telecine Premium. O filme é baseado na obra de Thomas Harris. A produção é do Dino De Laurentis. Como esse filme deseja explicar os distúrbios do Hannibal no futuro, o Anthony Hopkins não atua nele. Quem interpreta seu personagem jovem é o Gaspar Ulliel. Gostei bastante do rapaz. Do filme, nem tanto. Eu tinha ouvido algumas críticas muito negativas dessa versão, mas era um dia sem opções, resolvi arriscar. É um filme bem feito, bem produzido, linda fotografia, mas o roteiro não é sutil, nem brilhante.

Acho que o grande pecado de Hannibal - A Origem do Mal é querer explicar tudo bem mastigadinho todos os distúrbios de nosso ídolo de O Silêncio dos Inocentes, o Hannibal Lecter. Tudo tem que ser explicado por um grande trauma na infância, que é parcialmente mostrado no início, mas revelado mesmo praticamente no final. O problema é que qualquer sinopse já conta esse mistério. As explicações são forçadas demais e bem tatibitati. O Hannibal fez assim, então o jovem terá um trauma igual assim. Insuportável!

Nosso jovem na infância, interpretado pelo bonitinho Aaron Thomas, está em um castelo com a família em um país na Segunda Guerra Mundial. Sua família toda morre em um ataque e ele fica com sua irmãzinha interpretada pela lindinha Helena-Lia Tachovská. Só consegue ficar mais explicativo e insuportável com a desculpa que arrumaram para encaixar a belíssima Gong Li na trama. Ela seria casada com um tio do Hannibal. Nosso protagonista consegue ir atrás dela. O tio já morreu na guerra e obviamente eles se apaixonam. E é aí, vejam que lindo, que ele aprende a cultura oriental e artes marciais. Forçado ao extremo. O momento dessa máscara é outro ridículo.

Hannibal - A Origem do Mal recebeu 2 indicações ao Framboesa de Ouro de Pior Desculpa para um Filme de Terror e Pior Prelúdio ou Sequência. Pena que não ganhou! Seria merecidíssimo!


Música do post: Lamb - Hannibal 001



Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Eu quase assisti no Telecine, mas na hora acabei vendo outra coisa.
    Adorei o " Pior Desculpa para um Filme de Terror".

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita!
    Subscrevemos as Framboesas!
    Hollywood decidiu espremer o limão até à última gota, só que não percebeu que do limão já só restavam as cascas e alguns caroços. o sumo já fora bebido, pelo Demme e o Scott, na companhia de Mr. Hopkins.
    Gostámos de ler a crónica.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Eu saí terrivelmente decepcionado! Esgotaram o personagem até o fim. O que sobrou saiu nesse Origem do Mal. Uma pena! Algumas idéias deveriam permanecer no formato original. É o caso do Hannibal Lecter. Chega uma hora que nem mesmo o Anthony Hopkins aguenta.

    Mídia e cultura?
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho medo do Hanniball, vi somente silêncio dos Inocentes, filme que gostei muito, apesar do medo. Não verei este filme.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. ana maria, achei que o " Pior Desculpa para um Filme de Terror" era o que mais resumia o que tinha acabado de ver. o framboesa me representou textualmente muito bem.

    paula e rui, realmente. obrigada.

    roberto, eu não esperava tanto, mas não achei que fosse tão primário.

    marion, não perdeu nada. é muito tolo.

    dê, nem se fala, framboesa neles.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!