quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O Céu de Suely

Assisti O Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz no Cinemax. Ese filme é uma co-produção entre Brasil, França, Alemanha e Portugal. Fiquei feliz de no fim de semana conseguir ver esses filmes que tanto queria assistir. Esse é outro que tentei ver no cinema e não consegui. Gostei muito! Uma jovem volta com um filho a sua cidade sem perspectivas. Dessas cidades pequenas, com poucas opções de emprego. A cidade que ambientaram o filme é Iguatu que tem 92 mil habitantes e fica no sertão central do Ceará, a 380 kms de Fortaleza e 650 kms de Recife. Seu marido virá depois. Mas ele desaparece. A sogra fala que ele é muito jovem, tem só 21 anos para assumir a responsabilidade de um filho. É um problema bastante comum nos dias de hoje, onde só a mãe assume a maternidade precoce e o pai não tem comprometimento algum. Esse nem dinheiro enviava.

Nessa cidade sem perspectivas há rifas para tudo, whisky, bicicleta. Todos ficam nas praças centrais vendendo suas rifas. Até que nossa protagonista resolve rifar uma noite no paraíso com ela. Ela podia rifar bebida alcóolica, vender jogo do bicho, mas todos condenam ela rifar uma noite com ela. Ela quer conseguir dinheiro para ir o mais longe possível dessa cidade depois que fica sabendo que seu marido não vai mais voltar. A atuação Hermila Guedes é primorosa. Gostei muito também da trilha sonora ainda mais da canção principal Tudo o que eu tenho cantada pela Diana. Poucos são os atores conhecidos do elenco principal, outro é interpretado por João Miguel. São os principais: Georgina Castro, Maria Menezes e Zezita Matos. Atores conhecidos fazem participações como Marcélia Cartaxo e Flávio Bauraqui.

O Céu de Suely ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Atriz (Hermila Guedes), Troféu Redentor de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Hermila Guedes), no Festival do Rio. Os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz (Hermila Guedes), no Festival de Havana. Recebeu os prêmios de Melhor Roteiro, Mérito Artístico e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Salônica. Ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Festival de Punta del Este. E ganhou o Prêmio ACIE de Cinema de Melhor Atriz (Hermila Guedes).
Youtube: O Ceu de Suely - Trailer

Youtube: DIANA -TUDO QUE EU TENHO




Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita, vc me deixa morrendo de inveja com esses filmes.

    Boa noite!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Pedrita!
    Cheguei há pouco a casa e só quero dizer "olá", pois sobre o filme nao posso dizer nada. Apesar de ter a participacao da Alemanha nunca ouvi falar nele.
    Saudacoes outonais!

    ResponderExcluir
  3. Esse está na lista dos que quero ver. Ganhei o DVD mas a minha irmã levou embora antes mesmo de eu assistir.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita.

    Também não consegui assistir esse filme. Fiquei com vontade ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  5. "Actress Penelope Cruz was in London for the premiere of the film Vicky Cristina Barcelona. She reveals what it was like working with the director Woody Allen."

    Veja o Video no Baumgartl.
    Estou ansiosa que chegue o filme aqui.

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho vontade de assistir esse filme. Quando foi lançado, gostei do título e me interessei pela trama.
    Denise

    ResponderExcluir
  7. É um filme que eu não posso mesmo deixar de assistir...

    ResponderExcluir
  8. georgia, é uma pena que muitos filmes de diversos países não circulem tanto pelo mundo.

    ematejoca, eu fiquei pensando sobre as co-produções. de que forma estariam ligadas ao filme. e por qual motivo um filme co-produzido não viajasse para os países parceiros.

    ana maria, cobra dela hehe

    elvira, é muito bom.

    dê, eu tb

    aqueta, concordo.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!