terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Depois do Vendaval

Assisti Depois do Vendaval (1952) de John Ford no Telecine Cult. Os protagonistas são John Wayne e Maureen O'Hara. Uma preciosidade! O personagem de John Wayne era um boxeador. Ele abandona os ringues e volta para sua cidadezinha natal na Irlanda sem contar no que trabalhava antes. Consegue comprar a casa que foi dos seus pais. Lá ele conhece a moça que deseja casar, mas esbarra em todas as tradições daquele país e de uma cidade provinciana. O filme é uma graça! Não gostei muito do final, achei bastante exagerado e machista, mas o filme na maioria das vezes é muito simpático. Já vi várias cenas da nossa progatonista entrando em uma sala em um dia de ventania em matérias de grandes filmes e grandes momentos do cinema. A cena é realmente genial.

Depois do Vendaval ganhou dois Oscars de Melhor Diretor para John Ford e Oscar de Melhor Fotografia. E no Festival de Veneza ganhou para John Ford o Prêmio Internacional e o Prêmio OCIC.

Música do post: Victor Young Orch, Tony Martin - Trusting my luck


Youtube: QUIET MAN JOHN WAYNE 1953 "TRAILER"


Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Lembro-me que a mãe falava muito nesse filme. Creio que já assiti, mas se não me lembro muito, é porque não me agradou tanto.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita!
    Em Portugal o filme tem o título de "O Homem Tranquilo" e foi no ciclo preparatório, na escola, que o vimos pela primeira vez numa "Sessão Cultural" e nunca mais o esquecemos. Desde então tem-nos acompanhado ao longo da vida. No filme ET, este é o filme que o extra-terrestre vê na tv enquanto bebe a sua cerveja, ao mesmo tempo que o Elliot na escola imita o John Wayne, o herói da película.
    Uma obra-prima absoluta do Ford.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Vi este filme há anos atrás, bom cinema que deixa saudades.

    Pedrita desejo-lhe Um NOVO ANO TRANSBORDANTE DE ALEGRIAS...

    TUDO DE BOM COM TODOS OS SONHOS REALIZADOS.

    Beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica!!! Estou numa onda de ver filmes antigos e este vai entrar na lista!!!

    Beijoca se Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  5. Um ótimo 2009 pra todos vcs.

    dê, eu não me lembro.

    paula e rui, não sabia que o filme et homenageava esse filme.

    ResponderExcluir
  6. Também já vi "Depois do Vendaval" de John Ford. Dos protagonistas gosto muito da ruiva Maureen O'Hara. Que linda mulher!
    O final, talvez, seja bastante exagerado e machista, mas o filme é, na verdade, uma preciosidade. Só para ver a cena em que a O´Hara entra na sala num dia de ventania, vale a pena ver este filme.

    Fiquei com vontade de o ver outra vez. Vou alugar o DVD.

    ResponderExcluir
  7. Também já vi "Depois do Vendaval" de John Ford. Dos protagonistas gosto muito da ruiva Maureen O'Hara. Que linda mulher!
    O final, talvez, seja bastante exagerado e machista, mas o filme é, na verdade, uma preciosidade. Só para ver a cena em que a O´Hara entra na sala num dia de ventania, vale a pena ver este filme.

    Fiquei com vontade de o ver outra vez. Vou alugar o DVD.

    ResponderExcluir
  8. Desde a década de 1.950 (final) nada falou tanto a minha alma como dois personagens que desceram à para mostrar tanto talento,John Ford,o maior cineasta de todos os tempos e Amelita Galli Curci, a maior soprano de todos os tempos com a obra-prima cantada "deh,torna mio bene!.DEPOIS DO VENDAVAL,eu vi e senti: Aventura, amor, suspense e um bom toque de sociologia neste clássico de 1.952, pois, nele, Ford aborda com precisão o aspecto social e familiar dos irlandeses.A música do eterno Victor Yong, logo na introdução já nos ascendem.

    ResponderExcluir
  9. A CENA DO "KNOCK-OUT", onde o recém casado cai na sala e o corte imediato que o grande Ford dá à cena, aparecendo logo em seguida um ringue e um ex pugilista morto, nesta sinistra cena Ford deixa a sua chancela do talento. Viva John Ford e a eterna AMELITA GALLI CURCI !!!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!