O roteiro é baseado em peça teatral de Cao Yu. Estamos por volta dos anos 600 Antes de Cristo. Sempre me impressiono com esse país com tradições tão antigas. Todos os rituais dos imperadores relambram muitos os exageros da nobreza na França tantos e tantos anos depois. Sim, é a magnífica Gong Li como protagonista. Há um imperador e ela é a imperatriz. Ele tenta matá-la. Ela na ausência do imperador teve caso com um dos filhos dele. O filho se sente mal porque ela seria a mãe dele, mas não é a mãe dele. Ela tem um filho. E o imperador mais dois filhos. A China já tinha uma população imensa. As cenas de batalhas são magníficas. O dia do Crisântemo é de uma beleza maravilhosa, li que até hoje a China promove o Festival do Crisântemo, que obviamente tem um nome local. Os figurinos de Yee Chung Man são majestosos. A fotografia dos filmes do Zhang Yimou são sempre magníficos, quem assina a direção de fotografia em A Maldição da Flor Dourada é Zhao Xiaoding.
O imperador é o belíssimo Chow Yun-Fat. Outros do elenco são: Jay Chou, Liu Ye, Ni Dahong, Qin Junjie, Li Man e Chen Jin.
Jay Chou é um músico chinês, inclusive a música principal do filme é dele e eu achei no esnips, está aí abaixo. A belíssima trilha sonora é de Shigeru Umebayashi.
Youtube: Curse of the Golden Flower (2006) Movie Trailer
Música do post: Jay Chou - Huang Jin Jia
From Mata Hari e 007 |
Beijos,
Pedrita
Também sou uma grande admiradora do Zhang Yimou. A Gong Li além de ser uma grande artísta é uma mulher lindíssima.
ResponderExcluirSaudacoes de uma cidade cinzenta!
É dos tais filmes que perde e muito se visto num écran de televisor.
ResponderExcluirTambém gosto do diretor, preciso ver esse filme. Na tela do cinema deve ficar ainda mais lindo!
ResponderExcluirZhang Yimou e Gong Li, realmente se possível nunca os perca, pois já se tornaram referência em cine "alternativo". O mais interessante do filme - dentre outras coisas - é a simbologia do Crisântemo; sendo que o este é cultivado na China e no Oriente de uma forma geral há mais de de 2.000 anos. É tido como uma planta nobre de várias colorações. Acho que infelizmente para os Ocidentais crisântemo no meu caso me lembra velórios; porém para os chineses essas flores representam a protecção, a esperança e a compreensão dos limites da vida; inclusive no caso do Japão, sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um dos símbolos daquele país, sendo que o trono do imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo".
ResponderExcluirbjs Marco
ematejoca, realmente
ResponderExcluirquintela, realmente 2
ana maria, vc vai gostar
marcos, eu li que essa cerimônia é realizada até hj. e concordo, no brasil o crisântemo ficou bem banalizado. uma pena, pq é uma flor linda.
Belíssimo filme com uma belíssima fotografia e cenários.
ResponderExcluirJá gostei do título do filme. E pelas fotos e história, deve ser muito bonito. Espero que passe em algum canal que eu tenha.
ResponderExcluirDenise
Olá Pedrita!
ResponderExcluirZhang Yimou de todos os cineastas chineses permanece o nosso favorito depois tem quase sempre nos seus filmes essa actriz extrordinária chamada Gong Li.
Beijinhos
Paula e Rui Lima
victor, realmente.
ResponderExcluirdê, esse filme é maravilhoso, vale até a pena ter o dvd.
paula e rui, está tb entre meus diretores preferidos.