quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Maldição da Flor Dourada

Assisti A Maldição da Flor Dourada (2006) de Zhang Yimou no Cinemax. Eu selecionava os filmes que gostaria de ver no domingo, alguns que tinha curiosidade, mas nada muito ansioso. Vi o nome desse filme, fui ver do que se tratava e me deparei com o nome do Zhang Yimou. Perdi o fôlego! Vocês sabem o quanto amo esse diretor. O 007 compartilha comigo essa paixão. Tanto que liguei depois pra saber se ele tinha visto, ele disse que em DVD. Ele também não lembrava de ter visto esse filme em cartaz nos cinemas. Ou passou despercebido, o que acho meio difícil, ou veio ao Brasil diretamente em DVD. Uma pena, porque é um filme para telona e para os melhores e maiores cinemas de qualquer cidade. Eu amo de paixão esse diretor, acho ele fantástico e A Maldição da Flor Dourada não é diferente.

O roteiro é baseado em peça teatral de Cao Yu. Estamos por volta dos anos 600 Antes de Cristo. Sempre me impressiono com esse país com tradições tão antigas. Todos os rituais dos imperadores relambram muitos os exageros da nobreza na França tantos e tantos anos depois. Sim, é a magnífica Gong Li como protagonista. Há um imperador e ela é a imperatriz. Ele tenta matá-la. Ela na ausência do imperador teve caso com um dos filhos dele. O filho se sente mal porque ela seria a mãe dele, mas não é a mãe dele. Ela tem um filho. E o imperador mais dois filhos. A China já tinha uma população imensa. As cenas de batalhas são magníficas. O dia do Crisântemo é de uma beleza maravilhosa, li que até hoje a China promove o Festival do Crisântemo, que obviamente tem um nome local. Os figurinos de Yee Chung Man são majestosos. A fotografia dos filmes do Zhang Yimou são sempre magníficos, quem assina a direção de fotografia em A Maldição da Flor Dourada é Zhao Xiaoding.

O imperador é o belíssimo Chow Yun-Fat. Outros do elenco são: Jay Chou, Liu Ye, Ni Dahong, Qin Junjie, Li Man e Chen Jin.

Jay Chou é um músico chinês, inclusive a música principal do filme é dele e eu achei no esnips, está aí abaixo. A belíssima trilha sonora é de Shigeru Umebayashi.
Youtube: Curse of the Golden Flower (2006) Movie Trailer



Música do post: Jay Chou - Huang Jin Jia



Beijos,

Pedrita

9 comentários:

  1. Também sou uma grande admiradora do Zhang Yimou. A Gong Li além de ser uma grande artísta é uma mulher lindíssima.

    Saudacoes de uma cidade cinzenta!

    ResponderExcluir
  2. É dos tais filmes que perde e muito se visto num écran de televisor.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto do diretor, preciso ver esse filme. Na tela do cinema deve ficar ainda mais lindo!

    ResponderExcluir
  4. Zhang Yimou e Gong Li, realmente se possível nunca os perca, pois já se tornaram referência em cine "alternativo". O mais interessante do filme - dentre outras coisas - é a simbologia do Crisântemo; sendo que o este é cultivado na China e no Oriente de uma forma geral há mais de de 2.000 anos. É tido como uma planta nobre de várias colorações. Acho que infelizmente para os Ocidentais crisântemo no meu caso me lembra velórios; porém para os chineses essas flores representam a protecção, a esperança e a compreensão dos limites da vida; inclusive no caso do Japão, sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um dos símbolos daquele país, sendo que o trono do imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo".
    bjs Marco

    ResponderExcluir
  5. ematejoca, realmente

    quintela, realmente 2

    ana maria, vc vai gostar

    marcos, eu li que essa cerimônia é realizada até hj. e concordo, no brasil o crisântemo ficou bem banalizado. uma pena, pq é uma flor linda.

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo filme com uma belíssima fotografia e cenários.

    ResponderExcluir
  7. Já gostei do título do filme. E pelas fotos e história, deve ser muito bonito. Espero que passe em algum canal que eu tenha.
    Denise

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedrita!
    Zhang Yimou de todos os cineastas chineses permanece o nosso favorito depois tem quase sempre nos seus filmes essa actriz extrordinária chamada Gong Li.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  9. victor, realmente.

    dê, esse filme é maravilhoso, vale até a pena ter o dvd.

    paula e rui, está tb entre meus diretores preferidos.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!