terça-feira, 26 de maio de 2009

O Violino Vermelho


Assisti em DVD O Violino Vermelho (1998) de François Girard. Eu ganhei esse DVD da minha mãe. Ela me presenteou no Natal com DVDs que tinham vários idiomas dos que ela tinha. Esse foi um deles. Não gostei muito! O roteiro é inteligente, conta a trajetória de um violino especial, desde o momento que é feito por um luthier no século XVIII até nos dias de hoje em um leilão, mas as questões musicais e das trajetórias de músicos são muito equivocadas. Também não gostei dos clichês e exageros no mistério da confecção do violino. Gostei de mostrar o orfanato, onde os padres ensinavam as crianças música e eles tocavam. Seria muito bom que instituições de crianças órfãs ensinassem vários ofícios e profissões. Os instrumentos que os religiosos utilizavam eram conseguidos por doações.
Achei de mal gosto o violinista que só compõe quando está fazendo amor, além de equivocado. E também o concerto que o maestro se retira, a orquestra continua no palco e o violinista toca uma composição que acabou de compor, mas não escreveu na partitura, há vários equívocos nessa cena. Primeiro uma orquestra não fica no palco se o maestro se retira. Depois o maestro é o líder de uma orquestra e é ele que pede para o solista se retirar.
E depois não se compõe música clássica dessa forma tão leviana, sem escrever, sem pensar, sem passar muito tempo debruçado sobre uma obra. Alguns do elenco são: Samuel L. Jackson, Carlo Cecchi, Irene Grazioli, Jean-Luc Bideau, Sylvia Chang e Don McKellar. O violinista do filme é Joshua Bell.



From Mata Hari e 007

Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Assisti " O Violino Vermelho" e diferente de vc, até que gostei. Achei interessante como um violino passa por tantos seculos e pessoas carregando a força do sangue com que foi pintado.
    Achei um filme muito interessante
    boa postagem!!!!
    Mas blog é pra isso, trocar ideias!!!!
    bjo
    Júnia
    =)

    ResponderExcluir
  2. Perdi " O Violino Vermelho" no cinema, mas ando há muito tempo com vontade de ver este filme, porque deve ser interessante como um violino passa por tantos seculos e pessoas carregando a força do sangue com que foi pintado.
    Depois da sua crítica, Pedrita, fiquei um pouco desiludida.
    Bem, o DVD já não o compro, mas talvez o peça emprestado.

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, pelo que me conheco, eu ia achar bem chato! Hahahahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu gostei. Achei muito interessante como a estória se deu.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. júnia, eu tb gostei da ideia do violino passar por tanta gente e viajar tanto. eu não gostei dos exageros finais e dos equívocos musicais.

    ematejoca, eu não gostei.

    carla, eu achei um pouco chato tb. ainda mais pelos equívocos que foram me irritando durante a trama.

    ResponderExcluir
  6. Acho que já ouvi falar desse filme... :/
    Mas depois da sua crítica, muito construtiva, pra variar, e todos esses "equívocos", não fiquei animada não. :D

    Agora estou fazendo uma coisa bacana: estou anotando as suas dicas que acho mais interessantes, para ver depois. Fiquei muito interessada em Estômago.

    Um abraço,
    Tati

    ResponderExcluir

Cultura é vida!