terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cidadão Kane


Assisti Cidadão Kane (1941) de Orson Welles em DVD. Mais um filme da série todo mundo viu menos você. Queria muito ver, estava com uma expectativa muito alta. Gostei, é muito inovador na edição, nos cortes, nas escolhas das câmeras, mas não achei inovador no roteiro. Também me falavam que era uma aula de jornalismo, mas pouco fala de jornalismo e o pouco que mostram é um jornalismo há muito ultrapassado. O roteiro foca em romances como os filmes americanos sempre focam, no menino sofrido e solitário, é bastante comum. O jornalista também que vai investigar sobre o nome Rosebud é bem fraquinho. Já se falava em Freud e ele não foi pesquisar em nada da infância do Kane. Eu não imaginava que fosse o trenó, mas achava que poderia ser algo da infância dele, nome da mãe, uma história que ela contou. Mesmo um contando a ele que o Kane guardara os objetos da família dele, não teve interesse em vasculhar.

A violência que o Kane pratica com sua segunda mulher é assustador. Ele vê nela mais um objeto para realizar os seus caprichos. Nos dias de hoje ele teria que prestar contas a sociedade. Mas ela também não tinha amor próprio e demora bastante a abandoná-lo. É muito bem feita a cena que vai mostrando os cafés das manhãs do primeiro casal e o esfriamento da relação. Orson Welles está majestoso como sempre, não é todo o momento que a maquiagem e o envelhecimento ficam razoáveis. No elenco ainda estão: Dorothy Comingore, Everett Sloane, Ray Collins, George Coulours, Agnes Moorehead e Paul Stewart.


Youtube: Citizen Kane - The Theatrical Trailer





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita


11 comentários:

  1. Ahhh Eu também já fiz parte do todo mundo viu menos eu!!!!! Mas agora já vi e também gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, um dos maioreds filmes de todos os tempos. Mas é preciso contextualizá-lo, não? E se suas inovações hoje podem parecer ultrapassadas, não nos esqueçamos que foram brilhantes na época. E Freud, de resto, não era comum no cinema.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi muito recentemente esse filme e compreendo todos os elogios que dele se dizem:
    1.º É um filme quase biográfico de Randolph Hearst, mesmo com as negações de orson welles, repare que o palácio é mesmo fenomenal na realidade, que o homem se candidatou aos cargos e teve as duas mulheres;
    2. Mostra precisamente o problema que ainda é actual entre ética no jornalismo e sucesso de vendas, tal como aconteceu a Randolph Hearst que comprou pequenos jornais e criou o império
    Por tudo isto, feito em vida de Randolph Hearst e com a qualidade técnica face aos meios disponíveis então, não admira porque este é um dos grandes filmes da história cinematográfica de hollywood.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Cheguei aqui pelo blog hábitos-males, e adivinha o que eu fiz no carnaval, assisti alguns clássicos e o priemiro foi exatamente cidadão kane, já havia assistido, acho de um roteiro incrível! Voltarei por aqui, abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, my friend. Que bom que voltou ao 72,7 Sintonia Perfeita. Tava sentindo falta dos seus comentários. Bj

    ResponderExcluir
  6. Citizen Kane é considerado o melhor filme de todos os tempos.
    O comentário do Geocruseo era exactamente o que eu tencionava escrever com outras palavras.

    ResponderExcluir
  7. Assisti não faz muito tempo, há uns dois anos talvez. Gostei, mas não vejo motivo para considerá-lo o melhor filme de todos os tempos. Há várias cenas muito bem elaboradas, repletas de simbolismos... Acho que tenho que assistir de novo qualquer hora...

    ResponderExcluir
  8. Pedrita tudo bem?

    Eu sei que assisti mas nao me lembro mais nada do filme. Isso também foi há muito tempo. Tem que ver o jornalismo da época, na verdade esse filme foi uma ousadia e explodiu. Claro que hoje em dile ele está ultrapassado.

    Bjao

    ResponderExcluir
  9. Cara Pedrita
    "O Mundo a seus Pés" (título em Portugal) é uma obra-prima do cinema, oferecida porOrson Welles à Sétima Arte. O alvo do filme o magnata Hearst que dominava a imprensa norte-americana ao ver-se retratado na película, dedicou o resto da sua vida a perseguir Orson Welles e o grande génio por seu lado dedicou a sua vida a fazer cinema, desde então contra ventos e marés, ultrapassando todas as dificuldades e obstáculos que lhe foram surgindo ao longo dos anos.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  10. Uma obra-prima!
    Welles genial, o preto e branco colossal,o enredo fantástico, sempre actual, mostrando que o bom cinema não tem idade.

    ResponderExcluir
  11. faz muito tempo que eu vi, não lembro mais nada da historia...

    ResponderExcluir

Cultura é vida!