terça-feira, 9 de março de 2010

O Pagador de Promessas

Assisti O Pagador de Promessas (1962) de Anselmo Duarte no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme e muitos que conheço já tinham visto. Mas no Canal Brasil passa sempre durante o dia e nunca dava certo de ver. É majestoso! Fiquei impressionada com a produção do filme, com a quantidade de gente que filmaram, com a belíssima fotografia de Henry Chick Fowle mesmo gravando cenas tão difíceis e ainda com tão poucos recursos. O roteiro baseado na peça de Dias Gomes também é muito atual, fala muito de intolerância religiosa, preconceito e sensacionalismo. No início, quando vi nosso protagonista chegando com a cruz na igreja pra pagar a sua promessa pensei: Mas o filme está começando e ele já chegou, como continua? E me surpreendi com todo o desenrolar.

O Pagador de Promessas debate questões cruciais e chega a arrepiar. Nosso prota-gonista fez uma promessa no terreiro para Iançã, como no Cadomblé um é representado na Igreja Católica pela Santa Bárbara, ele fez promessa pra Santa Bárbara. O padre irritadíssimo com os pecados desse homem que foi em um lugar de Satanás proíbe que esse ele entre na igreja pra cumprir a promessa. A simplicidade do pagador de promessas e a prepotência do padre são assustadoras. Aparece ainda a imprensa sensacionalista invertendo tudo. O Pagador de Promessas está entre os melhores filmes que vi na vida.

No elenco só atores incríveis: Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Geraldo Del Rey, Norma Bengell, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Roberto Ferreira e Maria Conceição. O Pagador de Promessas é um filme difícil de assistir, é difícil ver como a humanidade é hipócrita, prepotente, egoísta e oportunista. A cena final é tão impactante que fiquei sem ar. O Pagador de Promessas foi o Vencedor do Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Youtube: O Pagador de Promessas - Trailer


From Mata Hari e 007
Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Talvez seja necessário revê-lo, já que o vi em 62 ou 63 e nunca mais o revi, mas, naquela ocasião, 'O pagador' pareceu-me um filme bastante acadêmico, bastante datado, bastante "fabricado'. Ou seja, embora reconhecendo algumas qualidades, não me agradou, a não ser de forma limitada. Mas prometo: vou revê-lo, quando possível.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. ess eé um filme que deveriam exibir numa semana especial ao cinema brasileiro em horario nobre...
    eu ja tinha ouvido falar, que bom que pode assiti-lo
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita!
    Desculpa o atraso, mas ontem foi uma correria louca...entretanto gostaria de deixar uma pequena homenagem para você, que faz o meu Cantinho mais feliz com sua doce presença!

    "Se mais pessoas fossem como você, haveriam mais pássaros cantando, um sol mais brilhante, mais estrelas cintilando. Haveriam mais abraços, mais palavras gentis e mais razões para comemorar do que todos os grãos de areia da praia.
    De fato a vida seria uma longa e permanente celebração!"


    Feliz dia Internacional da Mulher!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi esse filme mas já foi há muito tempo e em televisão, lembro-me de alguns cenas psicologicamente chocantes, como essas que referiu, mas pouco mais me recordo.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, eu vi este filme há alguns anos e fiquei impressionada. Um filmão. A história é muito bem contad, me envolvi com o filme, me indignei com o padre. Enfim, adorei este filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pedrita o meu padrinho de batismo Oswaldo Massaine, foi o produtor e distribuidor desse filme. No escritório onde meu pai trabalhava tinhámos muitos quadros nas paredes desse evento que foi a gl´ria nos anos 60.

    O filme já naquela época mostrava a hipocrisia e o ridículo que o povo é.

    Um beijao

    ResponderExcluir
  7. Esse fime emociona e nos comove com a inocência de Zé do Burro,e nos deixa plerplexos diante de tanta hipocrisia da mídia, e da intolerancia do padre. como disse Gammelo, é uma pena as emissoras não exibi-lo em horário nobre. Abraços!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!