terça-feira, 22 de março de 2011

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Assisti Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2010) de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz no Canal Brasil. Eu tinha curiosidade de ver esse filme depois que vi uma entrevista. Ia ser um documentário. Eles tomaram várias imagens. Quando viram as imagens pensaram que poderia dar um filme. Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo ficou então um misto de documentário e filme. Criaram um narrador, que é um geólogo, ele precisa fazer um mapeamento geológico da região que será inundada pela construção de um canal. Ele pensa muito na mulher que é bióloga. É muito inteligente. No início o olhar é mais geológico, depois ele aumenta a viagem e acaba mostrando outras paisagens.

A edição é muito inteligente.Com músicas conhecidas, vamos descortinando a aridez, o narrador fala constantemente da monotonia da paisagem, as estradas imprestáveis, seus moradores e sua grande solidão. Ele viaja ainda pela feira de Caruaru, por uma romaria,  por cidades.  A narração é de Irandhir Santos. A fotografia é de Heloísa Passos e a ótima trilha sonora de Chambaril. Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo ganhou  os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Fotografia no Festival do Rio.



Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Querida,
    Você sempre com ótimas dicas culturais! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não vou deixar de ver! Já tinha ouvido falar mas agora que você fez o post, Pedrita, não posso perder. Será que consigo baixar pela internet? sei que é pirataria mas aqui não tem cinema e nas locadoras só Kung Fu! Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Tubarão faz parte da minha infância.. Lembro quando passava na Sessão das Dez no SBT.. Minha mãe proibia que eu assistisse ao filme, mas sempre via o início.. Tenso kkk.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei curiosa quando vi que ia passar mas não consegui assistir. O legal é que o título faz parte da "filosofia" de caminhão, né?
    Denise

    ResponderExcluir
  5. cintia, obrigada.

    anamaria, é fantástico.

    dê, acho q vc vai adorar

    fatima, tenho quase certeza q não tem dvd ainda.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!