domingo, 17 de abril de 2011

Antonio Lauro Del Claro e Ricardo Ballestero

Assisti ao recital de Antonio Lauro Del Claro e Ricardo Ballestero na série Clássicos no Domingo do Centro Cultural São Paulo. Eles interpretaram um belíssimo repertório de compositores brasileiros da década de 20. Ballestero explicou que na época não havia curso formal de música no Brasil, e que muitos músicos iam estudar na Europa. Com o nacionalismo pregado por Mário de Andrade, muitos desses músicos e compositores foram criticados pela influência européia. Inclusive Ballestero explicou que depois esses músicos lecionaram e fundaram instituições muscais de ensino no Brasil.


Depois o duo interpretou duas obras de Glauco Velásquez. Eu queria muito ouvir alguma obra desse compositor porque muito recentemente me falaram dele. As duas obras Elegia e Sonata para cello e piano foram intensas e fascinantes. Ballestero comentou que a dificuldade maior em interpretar a obra desse compositor é que suas partituras ainda não foram editadas e que eles precisaram trabalhar com manuscritos. Por último eles interpretaram três belíssimas obras de Alberto Nepomuceno, compositor que tenho paixão. Muito triste a peça Prece, depois interpretaram Romance e Tarantela. Ballestero comentou que Nepomuceno, diferente dos outros compositores apresentados, se especializou em vários países da Europa, é considerado inclusive um pouco camaleão, já que absorvia cada estética de cada lugar que passava. A Tarantela é uma obra muito divertida, intensa e animada. Esse repertório integra um projeto de CD que está em fase de captação de patrocínio. Essa série gratuita foi incluída na Virada Cultural. Espaços culturais públicos incluíram algumas de suas programações no evento.

Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. é extranho que apesar de sermos países irmãos, tirando algumas excepções como Villalobos ou M J Pires, raramente conhecemos os músicos e compositores do outro lado do Atlântico.
    Já há muito que não ouvia o sonho de Thaís... e ao vivo a última vez foi na ópera de Montreal

    ResponderExcluir
  2. oi Pedrita, perdi vários posts!mas hoje li todos os atrasados.Que lindo esse solo de cello. Emocionante.Beijo, bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  3. geocrusoe, o intercâmbio é realmente pouco.

    anamaria e fátima, obrigada.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!