sábado, 25 de junho de 2011

A Fita Branca

Assisti A Fita Branca (2009) de Michael Haneke no Telecine Cult. Eu gosto muito desse diretor, seus filmes são tensos e profundos, então tentei ver esse filme nos cinemas, mas não consegui, quase todos os filmes desse diretor eu vi nos cinemas. A Fita Branca é um de seus filmes mais difíceis, mais complexos. Eu fiquei atônita, chocada e profundamente amargurada. No início há um ótimo vídeo do Marcelo Janot que ajuda muito na compreensão dessa obra tão complexa. Apesar de dizer que uma obra só trás perguntas, A Fita é Branca lança uma nuvem no futuro. O filme é sobre acontecimentos perversos que acontecem em um vilarejo na Alemanha. As crianças desse vilarejo serão os militares da Segunda Guerra Mundial.

Os pais são perversos, violentos e exagerados, mas não educam, e é isso o que mais assusta em A Fita é Branca. Há um silêncio nas famílias que escondem verdadeiras perversidades que desencadeiam filhos monstruosos. Tudo é perfeito nesse filme, a  direção incrível, difícil dirigir um filme com tantas crianças, tudo é dissimulado e subentendido, nada é claro. A belíssima fotografia, cada cena é milimetricamente estudada na beleza e no conteúdo. E os excelentes atores:  Bughart Klauôner,  Christian Friedel, Leoni Benesch,  Ulrich Tukur., Ursina Lardi,  Leonard Proxauf,  Thibault Sérié,  Rainer Bock, Roxane Duran,  Miljan Chatelain, e Susanne Lothar. A Fita Branca ganhou vários e importantes prêmios como a Palma de Ouro em Cannes e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro

Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Estou vendo, do mesmo diretor, "71 fragmentos de uma cronologia do acaso", muito interessante sobre um adolescente que vai viver nas ruas de Viena, em 1993.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita.

    Também não consegui assistir esse filme no cinema.
    Mas com certeza ainda vou ver.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Quando cheguei em casa, o filme já tinha começado. Fica para a próxima.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das suas dicas de filmes.

    ResponderExcluir
  5. Tô com esse filme atrasado na minha listinha desde o lançamento. Agora, fiquei ainda mais tentada a ver!

    ResponderExcluir
  6. enaldo, quero ver esse tb.

    elvira, kinha e dê, vcs vão gostar.

    nise, obrigada.

    livros, eu tb estava na listinha e não saía de lá.

    ResponderExcluir
  7. Pedrita, com certeza o filem desse ser fortissimo. Ahahhha, eu entendi o video todo e vc, rs?


    Bjao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!