O filme começa com Noel Rosa adolescente, aos 17 anos, ele estuda medicina com seu irmão. Ele adora escrever versos até que o Papagaio canta um enquanto ele toca e começam a ir tentar vender para várias pessoas. É o belo samba que adoro Com Que Roupa Eu Vou. O samba estoura no Carnaval. Intempestivo Noel Rosa se envolve com uma adolescente e é pressionado pela polícia a casar. Enquanto isso ele se apaixona perdidamente por Ceci, uma dançarina de um cabaré.Lendo sua biografia, Noel Rosa teve várias amantes, no filme focam mais essas duas. Fiquei impressionada com a força dessa menina que ele se casa. A resignação, misturada ao amor é surpreendente. É ela que mais consegue ajudar Noel Rosa. Os pais enviam os dois para Belo Horizonte para ele se tratar, a disciplina, alimentação, faz ele ficar praticamente curado. Mas o retorno a boemia carioca que ele tanto amava, a vida desregrada, acaba derrubando-o novamente. Rafael Raposo está incrível como Noel Rosa. Suas duas mulheres são interpretadas muito bem pela belíssima Camila Pitanga e pela Lidiane Borges.
Vários outros atores que adoro estão no filme e estão excelentes: Flávio Bauraqui como Ismael Silva, Jonhathan Haagansen como Cartola, Roberta Rodrigues, Cláudio Gabriel, Rui Resende como o pai de Noel Rosa. Estão ainda muito bem Supla como Mário Lago, Cristiano Gualda como Francisco Alves, Carolina Bezerra como Aracy de Almeida, Wilson das Neves como Papagaio, Mário Broder como Wilson Batista, Laura Lustosa como a mãe de Noel Rosa, Pedro Miranda como Mário Reis. Inclusive eu li a excelente biografia de Mário Reis escrita por Luís Antonio Giron. Paulo César Pereio interpreta o médico. Gostei demais do olhar do filme, tudo é entrecortado, com vários ângulos, cores. Os figurinos de Bia Salgado são lindíssimos, cuidadosos. Vários sambistas interpretaram os músicos da trama. Excelente também a edição com os sambas, conseguem colocar vários trechos de grandes sambas. Noel Poeta da Vila ganhou Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Prêmio Especial "Orgulho de Ser Brasileiro" no Feztival de Cinema Brasileiro em Miami Melhor Figurino no Prêmio Contigo.
Deve ser maravilhoso! E como o Noel esta bem caracterizado pelo ator, que bacana.
ResponderExcluirBeijos Pedrita, e boa semana!
Cam
esse filme mexeu muito comigo. sempre gostei das músicas de Noel Rosa mas depois do filme passei a gostar ainda mais!
ResponderExcluirquando terminar de ler O tempo e o vento, faz um post pra nós contando o que você achou do livro. eu adoro!
Uau! Adorei a música do último video. Tenho certeza de que eu vou gostar de ver este filme.
ResponderExcluirAinda mais que eu passava pela Vila Isabel sempre que precisava ir para para o centro do RJ.
Bjao
Incrível o ator que fez Noel Rosa, o perfil é bem parecido. Mas um da fase fulme cultural brasileiro, epna que o canal Brasil não é pra todos.
ResponderExcluirEu sou tão impressionado com a genialidade de Noel Rosa e tão penalizado com sua partida tão precoce que tudo que é feito sobre ele eu procuro ver, ler, ouvir. É um dos nossos maiores mestres da música e poesia líricas. Outro dia assisti a um documentário sobre ele no canal futura, muito bom. Abraços. Paz e bem.
ResponderExcluircamille, esse eu quero inclusive ter o dvd.
ResponderExcluirv. - esse filme tb mexeu muito comigo. obrigada, eu vou falar de o continente qd terminar. vai levar um tempinho.
georgia, acho q vc vai amar.
ruby, eu entendo q o canal brasil precise estar na tv paga para sobriver. o q eu não entendo é pq a tv aberta passe tão pouco filmes brasileiros.
cacá, esse filme é maravilhoso!