quarta-feira, 20 de março de 2013

Um Método Perigoso

Assisti Um Método Perigoso (2011) de David Cronenberg no Telecine Cult. Eu descobri sobre o que era esse filme pelo controle remoto. Eu adoro esse diretor e o elenco e o roteiro me interessou muito. Um Método Perigoso é inspirado no livro de John Kerr. Fala mais de Jung, das pesquisas de Jung. Começa com a chegada de uma paciente interpretada brilhantemente pela Keira Knightley. Ele percebe a inteligência dela, ela quer ser médica e ele pede que ela o ajude em suas pesquisas. Fiquei abismada o quanto sabia pouco dessa grande mulher, Sabina Spielrein que conseguiu se formar em medicina e se tornar a primeira psiquiatra russa. E também uma das primeiras psicanalistas do mundo.

Jung é interpretado igualmente brilhantemente por Michael Fassbender. Freud aparece menos já que o filme é mais baseado nas pesquisas de Jung e o ator é outro que adoro Viggo Mortenser. Aparece também outro estudioso da mente, Otto Grass, interpretado pelo Vincent Cassel. A esposa de Jung é interpretada pela Sarah Gadon. Um Método Perigoso é um excelente filme. Eu li parte de um livro que trazia cartas entre Freud e Jung e foi fascinante. Ver o filme também foi ótimo.

Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Não sabia que já estava no Telecine. Vou aproveitar para rever. Adoro todos do elenco!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Histórias Cruzadas é um excelente filme. Dá para fazer uma análise sociológica com Lincoln e Django Livre. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Eu não lembro se foi esse filme ou um do mesmo tema mais antigo que eu assisti. Mas faz tempo. Sobre a Sabrina, Jung e Freud. Vi o trailer aqui mas não lembro...rsrs... mas o que eu assisiti eu adorei. A relação dos 3. A Sabrina mega inteligente. Ela volta para a Rússia e lá ela vira psiquiatra. Gosto desse tema.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. A lenta foi olhar qual foi o ano que foi lançado o filme que vc assistiu e viu que foi em 2011. Não, o que eu assisti era outra versão mais antiga. Gostei de saber que fizeram outro filme
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Já há muito anos que não vejo um filme de Cronenberg... despertou-me a saudade.

    ResponderExcluir
  6. bruxa, parece q estreou no canal há pouco. e sem muito alarde, infelizmente. pq é um filme para ver e rever.

    fabio, quero muito ver django.

    adriana, esse é um recente. ao contrário de vc vou procurar o antigo. quem sabe o telecine passa o antigo, já q eles costumam passar na mesma época várias versões do mesmo tema.

    carlo, acho q vai gostar.

    lulu, tb amoooooooooooooooo a keira!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!