sábado, 6 de julho de 2013

Lixo Extraordinário

Assisti ao documentário Lixo Extraordinário (2011) de Lucy Wlaker no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme. É sobre um trabalho do artista plástico Vik Muniz no Aterro do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro. Esse aterro foi desativado posteriormente ao filme. Gostei muito! Principalmente quando começa a confecção desse trabalho. Primeiro ele em outro país escolhendo onde ia trabalhar sem ainda saber como. Ele queria incluir a comunidade local no trabalho.


Depois mostra o Vik Muniz indo para o Jardim Gramacho e conversando com os catadores de reciclável, como eles se designam, não catadores de lixo, até começar a formatar como será o trabalho coletivo. Termina com os trabalhos sendo levados para leilões em Londres e o resumo do que seguiu cada um fazendo depois do aterro ser desativado. Belo trabalho, muito bem realizado o documentário. Vik Muniz nasceu de uma família pobre, em um bairro pobre e disse várias vezes no documentário que queria devolver um pouco do sucesso e dinheiro para auxiliar e dar oportunidades a outras pessoas.

Com o trabalho realizado no Jardim Camacho queria que essas pessoas que estavam desconhecidas para o mundo pudessem ser reconhecidas e também se reconhecer. Eu gostei que o Vik Muniz não tem medo de se expor, ele fala o que pensou e passou a pensar, mostram reuniões do receio que essa mudança pode ter feito nas pessoas. Não há certeza de que tudo será para melhor, há dúvidas, e essas dúvidas são divididas. Lixo Extraordinário foi premiado no Festival de Berlim, Festival de Sundance e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Ouvi falar muito sobre esse documentário.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita,
    É maravilhoso! Mas eu sou suspeita!
    Estamos trabalhando esse ano com os alunos do extra curricular,
    uma oficina de arte sustentável e só estamos usando recicláveis!
    Mostramos um pedaço do documentário para eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse eu também vi, Pedrita, e também gostei muito! Beijos, bom fim de semana para você

    ResponderExcluir
  4. Não vi o documentário, mas sempre admirei o trabalho de Vik, que conheci através da abertura da novela Passione.
    Sabia que não ganharia o Oscar, mas foi bacana ver o reconhecimento com a indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lê, deveria ter levado o oscar, mas o oscar é tão previsível q algo não previsível teria poucas chances de ganhar. é um belo trabalho, mas tb é um documentário.

      Excluir
  5. http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/320120601170208LIXO%20EXTRAORDIN%C3%81RIO.pdf

    ALGUEM SABE RESPONDER ESTAS QUESTOES?

    ResponderExcluir

Cultura é vida!