quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Esse Viver Ninguém Me Tira

Assisti ao documentário Esse Viver Ninguém Me Tira (2014) de Caco Ciocler no Arte 1. Eu soube sobre esse documentário no facebook, Meus amigos comentavam que logo mais começaria e quis ver, só que esse logo mais não aconteceu. O próprio Arte 1 noticiava em sua página, mas o documentário não começava. Por sorte mais de uma hora depois começou e consegui ver. O canal se desculpou na página deles e disse que avisará quando vai passar novamente.

O documentário conta um pouco a história de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, principalmente antes de ser a segunda esposa de Guimarães Rosa. Mais uma dessas mulheres "anônimas" que tanto fizeram pela humanidade. Ela vivia no Nordeste, quando seu filho tinha 5 anos, se separou e resolveu ir para a Alemanha. Inicialmente ficou na casa de uma tia e foi procurar emprego. Acabou indo trabalhar no período da Segunda Guerra no Consulado e lá conseguiu silenciosamente ter assinaturas de vários vistos a brasileiros judeus para que saíssem do país. Só era mais fácil um mês do ano, quando Guimarães Rosa substituía o Consul, mas nos outros meses do ano ela e seu filho corriam sérios riscos de vida se fossem descobertos na manobra.

Caco Ciocler faz um belo documentário e um grande trabalho de pesquisa. Há em um instituto os diários de Aracy, algumas pessoas conheceram, não foi uma pesquisa fácil. Depois de um ano ele descobre que sua família a conhecia. Uma entrevistada conta que Aracy se arriscava pelas pessoas, que na ditadura, de volta ao Brasil, escondeu em sua casa Geraldo Vandré. Era uma mulher sem medo. Uma entrevistada disse que ouviu na praia umas pessoas dizendo que não tinham conseguido agradecer suficiente a Aracy. Ela foi então pesquisar, visitou duas vezes Israel para ver se Aracy fosse reconhecida. Conseguiu 7 depoimentos de pessoas que ela ajudou e o reconhecimento surgiu.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Eu conhecia a história da mulher de Guimarães Rosa. Mas não lembro se vi esse documentário.

    Ontem vi um filme que acho vc já comentou.
    A historia de amor entre 2 idosos(franceses) .
    Ele termina matando-a, sufocada, com um travesseiro.
    Mas ele faz isso porque não aguenta vê o sofrimento dela.
    Lembra desse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu nunca tinha ouvido falar da mulher do guimarães rosa. não vi esse filme q vc falou.

      Excluir
  2. Eu também vi que o doc está na grande de programação do Arte 1, mas no horário está passando outro programa. Não sabia que era problema de horário.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, o arte 1 avisou no facebook as próximas exibições.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Esse canal Arte 1 é ótimo. Já vi outros documentários no canal como Dali, Picasso e gostei muito.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de documentários. procuro ver todos quanto posso.

    ResponderExcluir
  5. Esse documentário deve ser muito bom, vou procurar saber os horários direito que está passando para assistir. Boa dica essa sua. Já tinha ouvido falar dessa história.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, o arte 1 no facebook está avisando os próximos dias.

      Excluir

Cultura é vida!