quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tiradentes

Assisti Tiradentes (1999) de Oswaldo Caldeira no Canal Brasil. Gravei em fevereiro, só vi agora. É um filme do período da retomada que iniciava. Com todas as dificuldades da época, conta a história de Tiradentes e dos conspiradores do reino. Tiradentes é interpretado por Humberto Martins. Boa parte do texto é em versos. Oswaldo Caldeira é filósofo, estudou e escreveu um livro sobre Tiradentes. A atualidade dos fatos incomoda. Impostos extorsivos, conspirações, pessoas divididos pelos seus ideais, políticos corruptos, falta de lealdade.

Tomás Antônio Gonzaga é interpretado por Eduardo Galvão. Marília de Dirceu por Giulia Gam. O elenco é incrível. Paulo Autran faz o padre confessor de Tiradentes antes da forca. No elenco estão: Marco Ricca, Júlia Lemmertz, Cláudio Cavalcanti, Rui Rezende, Rodolfo Bottino, Adriana Estevez, Ernani Moraes, Eduardo Tornaghi, Fernando Almeida, Roberto Bontempo, Nelson Dantas, Heitor Martinez e Cláudio Corrêa e Castro.



Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita,
    Eu tbm assisti esse filme no Canal Brasil eu gostei!

    Bjos ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita
    Gostei bastante do filme, tem uma visão inusitada da história.
    Curioso como a biografia de Tiradentes, apesar de fazer tanto tempo continua tão atual.
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, as versões desses fatos são confusas. acho que nenhuma retrata realmente como aconteceu. muito é especulação. mas é bom ver um filme que vai um pouco além do que aprendemos.

      Excluir
  3. Sempre achei que a história que a gente aprende sobre Tiradentes não é verdadeira.
    Li, faz muito anos, "Marília de Dirceu" e o Tiradentes parecia uma pessoa perturbada da cabeça.

    O filme Alice, vi no cinema.
    É terrível, porque a doença é terrível.
    Mas eu trabalho com doenças.

    O Oldflix não tem só filmes velhos.
    Veja a lista e depois em diga.
    Da direito a vê 5 filmes, antes de fazer assinatura.
    Eu vou fazer porque eu acho que vale a pena.
    Custa R$ 9,90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, acho que só quem viveu sabe realmente o que aconteceu. mas o que estudamos na escola parece ser o pior já que tem jeito de esteriótipo e história montada. ah, não li marília de dirceu. vou anotar pra ler. sim liliane, eu não quero ver filmes de doenças por enquanto. vou ver oldfix, mas atualmente já estou gastando demais com a net, não dá mais para fazer investivmentos.

      Excluir

Cultura é vida!