domingo, 30 de outubro de 2016

Deserto

Assisti no cinema Deserto (2016) de Guilherme Weber na Mostra Internacional de Cinema no MIS. Eu anualmente sempre tento ver um filme da mostra, ok, é muito pouco, mas em geral a mostra passa quando há efervescência cultural, então tenho que dividir os eventos. Esse fui ver por um acaso. O MIS é perto de onde eu moro. E atualmente dá pra comprar o ingresso pela internet, porque a mostra costuma ser sempre cheia. E a taxa da compra é razoável, uns 2 reais e o ingresso custava R$ 18,00. Na mostra também dá pra comprar vários tipos de pacotes para ver os filmes.

Deserto é livremente inspirado no livro Santa Maria do Circo, do mexicano David Toscana. É impressionante! Surreal! Poderia passar em qualquer cidade fantasma.  Foi realizado em uma cidade no sertão nordestino, mas poderia ser em qualquer cidade abandonada de qualquer país. Uma trupe de circo está a caminho de uma nova cidade. Na anterior uns 6 gatos pingados assistiram o grupo.

Só que na cidade que chegam é pior, ninguém mora mais lá. Acham uma fonte com água fresca e resolvem ficar. Vários atores estão velhos e cansados, resolvem cada um morar em uma casa abandonada e por lá viveram. É muito maluco tudo o que passa a acontecer.

Os poucos objetos abandonados viram verdadeiros tesouros, a privada de louça, a cama, a pintura na parede, o quadro com a foto da família. Eles tem a ideia insana de colocar em um chapéu funções de uma sociedade e sortear. É tudo surreal demais. Médico, cozinheira, puta, caçador, padre, militar e negro. Quem pega o papel da puta é um homem que passa a ser mulher e a ter clientes. O negro que não é negro passa a fazer as funções e a ser maltratado. São várias camadas, é impressionante, só assistindo mesmo.

Só atores incríveis no elenco: Lima Duarte, Everaldo Pontes, Cida Moreira, Fernando Teixeira, Márcio Rosário, Claudio Castro, Magali Biff e Pietra Pan. Dificílimos personagens, complexas interpretações, precisam de muito despojamento para entrarem nas loucuras. Magali Biff raspou o cabelo e as sobrancelhas, tinha feridas no rosto, Cida Moreira com um cabelo grisalho maltratado. Tudo muito cru e intenso. Tudo é maravilhoso, que belíssima fotografia de Rui Poças. Que figurinos incríveis de Kika Lopes. Os cenários também maravilhosos de Karen Araújo. Os objetos tão importantes na trama foram definidos por Ananias de Caldas. Espero que entre no circuito porque é incrível. 

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. parece que o que não gostei ou não entendi foi o rumo que a história toma depois que eles chegam numa cidade abandonada.
    Mas é triste querer fazer um espetáculo e não ter plateia.

    ResponderExcluir
  2. Este trabalho deve ser mesmo incrível, só em ir lendo a resenha fui fazendo reflexões sociológicas. Vou tentar vê-lo, se for possível, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  3. Hello, Pedrita!
    Pelas fotos, resenha e atores com certeza eu iria amar assistir. Vai para a minha lista!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica Pedrita.
    Deve ser um bom filme.
    Big beijos

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que tinham feito o filme. Sem dúvida, vou querer assistir.

    Meu Deus! Lembro que há muitos anos conversei com uns rapazes que tiravam férias na época da Mostra, passavam o dia e às vezes a madrugada no cinema. Um sonho de consumo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, um dia talvez faça a maratona, mas tenho que estar com folga financeira pq é bem salgado. eu fiz maratona uma vez no projeta brasil. vi 5 filmes em um dia, foi muito especial.

      Excluir
  6. ótima dica, boa semana bjos http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olááááá Pedrita!
    Amei essa dica! Deve ser complexo, envolvente, instigante.
    Não consigo nem imaginar os atores interpretando de maneira visceral em uma cidade fantasma personagens surreais!
    Já foi para a lista dos que quero assistir!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir

Cultura é vida!