sábado, 31 de março de 2018

Sartoris de William Faulkner

Terminei de ler Sartoris (1929) de William Faulkner da Cosac Naify. Quando a editora disse que ia acabar vários livros entraram em promoções de 50% ou mais. Esse foi um dos que comprei na época. É uma belíssima edição. Tem uma capa brilhante que pode ser retirada e depois um livro de capa dura. Amo esse autor, mas esse está longe de ser o meu preferido.

Obra Cavalo e Carruagem passando em Farmhouse (1920) de Charles Ephraim Burchfield

Eu não me identifiquei com os protagonistas. Os homens da família Sartoris eram inconsequentes, egoístas e egocêntricos. Bayard, o mais jovem, ama carros e bebidas e o livro passa páginas e páginas com manobras de carros e bebidas em bares. O avô Bayard Velho está doente. Os negros parecem móveis, são ignorados. Sim, Faulkner é genial para descrever a inutilidade humana, a decadência, e o racismo, mas não me agradou a leitura.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Oi, Pedrita! Acho que eu também não iria gostar do livro. Muito bom esse vídeo! Se as coisas não saíram como planejamos, vamos sorrir! rs ;)

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Só lide de Faulkner O som e a fúria e muito gostei, já este mês estive para encomendar outro, depois não me cheguei a decidir, mas entre as hipóteses em jogo estava Sartoris, mas a verdade é que também não me despertou interesse suficiente e entre os disponíveis tive dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Dele só tenho "Luz em agosto" que ainda nem li.
    Muitas coisas para se fazer (porque acho que gosto de muitas coisas)e o tempo que mesmo sendo o mesmo, parece curto, sempre curto.

    Vejo Resenhas de livros no YouTube de Tatiana Feltrin(maravilhosa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, luz em agosto é o meu preferido do faulkner entre os melhores livros que já li. eu infelizmente ando com tempo demais sobrando.

      Excluir
  4. Acho que também não ia gostar deste livro, ando cansada de homens machistas e fúteis, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o livro serve como crítica. mas achei cansativo.

      Excluir
  5. boa noite, como foi de páscoa? bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pedrita!
    Dei uma sumidinha, estava com visitas.
    O livro dever ser top, estou precisando de descanso e de uma boa leitura.

    Beijos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, que bom que teve visitas. ah, esse livro não descansa muito não.

      Excluir
  7. Olá Pedrita
    Comprei alguns livros de arte da Cosac Naify, mas não teve desconto generoso.
    Que pena que vc não gostou do livro, é mesmo ruim quando não há identificação com os personagens.
    Eu detesto protagonistas machistas e não iria gostar do livro :(
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, nossa, que pena, eu comprei assim que disseram q iam terminar com a editora e que precisavam acabar com os inúmeros livros. lembro de ficar com amigos até de madrugada escolhendo os títulos. o livro mais me incomodou que agradou. a denúncia ao machismo, racismo, é ótima, mas achei o livro chato nas páginas e páginas de corridas de automóvel.

      Excluir

Cultura é vida!