quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Gentleman Jack

Assisti a série Gentleman Jack (2019) de Sally Wainwright na HBO Play. É uma série original da BBC. Resolvi ver do que se tratava essa série e acabei assistindo. Gostei bastante! É baseado nos diários de Anne Lister, uma homossexual britânica rica.

 A série narra o período que Anne Lister volta a sua cidade natal, Hallifax. De personalidade forte, ela assume os negócios da família já que seu pai estava envelhecido e esquecido. Ele continua conselheiro dela, mas ela passa a cuidar da propriedade.

Me incomodou logo no começo o tom jocoso. A protagonista fala com as câmeras, faz piadas, esse tom ameniza durante a série. Por Anne Lister ser forte e espirituosa, nem parecia que tinha sensibilidade atrás da casca de fortaleza, talvez os seus diários tivessem mesmo esse olhar sarcástico, debochado, mas pode ter sido uma licença poética da série e se foi isso, foi dispensável.

O tema é muito delicado para ser levado na brincadeira, só se era o modo da autora escrever que justificaria o tom da série. Mas apesar desse tom, a série aborda temas muito importantes, que infelizmente ainda tornam-se muito necessários. Anne Lister era uma mulher forte, que cuidava dos negócios da família de modo enérgico. Mesmo sendo ridicularizada pelos poderosos, eles acabavam dobrando-se nas negociações, porque ela não se intimidava quando eles queriam se aproveitar dela ou intimidá-la por ser mulher.

Anne Lister acaba se apaixonando por sua vizinha, outra rica jovem, mais nova que ela, de saúde muito frágil, por ser muito solitária e melancólica. As duas eram muito ricas, fato que acho que ajudava em não serem queimadas em fogueiras ou enforcadas, como faziam com casais homossexuais na época. Mesmo que a Anne Lister fosse hostilizada, espancada quando estava em lugares escondidos, a sociedade fingia aceitar porque elas tinham dinheiro. Mas as duas não fugiam da pressão social para casarem, sem falar nos caça dotes. Suranne Jones está ótima como Anne Lister. Gentleman Jack era como Hallifax se referia a Anne. Sophie Rundie está muito bem como a sensível Srta. Walker. Alguns outros do elenco são:  Gemma Jones, Timothy West, Joe Armstrong, Tom Lellis, Vincent Franklin, Gemma Whelan, Lucy Blake, Shaun Dooley, Albane Courtois, Amellie Bullmore, Amy-James Kelly e Peter Davison. A temporada tem 8 episódios e estão preparando a segunda.
Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Tenho de aderir à HBO! Gosto muito da Suranne Jones, e desconhecia a história de Anne Lister!

    ResponderExcluir
  2. Vi uns 2 episódios, faz tempo e não quis continuar.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti, mas tenho anotado para conferir e fiquei mais curiosa sinda depois da sua resenha.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Desconhecia esta obra, mas fiquei interessada e vou procurar vê-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acho q vi uma matéria no canal like que fala da programação.

      Excluir

Cultura é vida!