O documentário fala das pesquisas e gravações e fotos que o linguista afro-americano Lorenzo Turner fez na Bahia entre 1940 e 1941. Ele gravou em 329 discos de alumínio, cantigas e rezas de Candomblé nas línguas yorùbá, fon e kimbundu.
O material foi levantando pelo etnomusicólogo francês Xavier Vatin. Com as gravações e fotos da pesquisa de Turner, Vatin seguiu na Bahia procurando pessoas que fossem parentes ou que conhecessem as pessoas que estavam nas fotos e que conhecessem as canções. Um trabalho de pesquisa detalhado e difícil. já que se passaram muitos anos. Nessa foto ele fala com Nancy Cici, filha de Oxalufã do Axé Opô Aganju e filha afetiva de Pierre Fatumbi Verger. Que simpática, linda e inteligente!
A pesquisa localizou também filhos e netos das pessoas que cantavam nas gravações. É lindo ver aos poucos os entrevistados cantando com as gravações. Letras e cânticos que foram passados de geração em geração pela oralidade. Nessa foto foi entrevistada Mameto Kamurici, neta de santo de Joãozinho da Goméia, neta biológica e filha de santo de Mãe Mirinha e filha de Bamburucema. A gravação aconteceu no Terreiro São Jorge Filho da Goméia.
Esse material histórico foi lançado também em livro e CD. Há também vídeos no youtube onde é possível ouvir as gravações feitas por Turner. Que preciosidade! Que pesquisa! Quanto História do Brasil! Fascinada!
Muito interessante. Vou tentar ver!
ResponderExcluirBeijão
marly, é demais.
ExcluirOi Pedrita, você traz muitas preciosidades para nós. Adoro as suas descobertas.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
chris, fui ver os filmes que disponibilizaram e concorrem no cine pe e descobri essa preciosidade.
ExcluirFui lendo e só pensando em quanta história, quanta riqueza cultural!
ResponderExcluirana paula, exatamente. eu ficava com vontade de escrever sobre cada detalhe que vi. escolhi uns pontos somente.
ExcluirDeve ser bem interessante esse documentário.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
lulu, é sim.
ExcluirOlá Pedrita
ResponderExcluirQuanta história plena de vida, vibrante, energia e encantamento.
Vou anotar aqui ver se encontro.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
luli, dá pra ver voltando na grade de programação do canal brasil.
ExcluirBoa noite. Parabéns pelo tema. Uma excelente terça-feira.
ResponderExcluirluiz, é um ótimo documentário.
Excluir